Home / Destaque / Cartório de Registro Civil de Cruz das Almas iniciou atendimento agendado
Atendimento agendado começou no dia 18 de março

Cartório de Registro Civil de Cruz das Almas iniciou atendimento agendado

Desde o último dia 18 de março os moradores de Cruz das Almas não precisam mais dormir na frente do Fórum Tancredo Neves para conseguir atendimento. O Cartório de Registro Civil da cidade começou a agendar para retirar certidões de Casamento, Nascimento, Habilitação de Casamento e Interdição. Para Certidão de Óbito e idosos o atendimento é preferencial.

Conforme Juciene Trindade, oficial responsável pelo Cartório, a modificação foi necessária em função das filas que eram formadas na frente do Fórum Tancredo Neves. “Escolhemos o agendamento porque as pessoas não precisam mais chegar às 22h do dia anterior”, justificou. O cidadão pode procurar o local de 08h às 14h.

As filas que iniciavam na frente do Fórum Tancredo Neves foi pauta da sessão da Câmara no dia 04 de março. O vereador Mário do Jornal (PTB) fez uma indicação, registrada na secretaria da Casa em 28 de fevereiro, pedindo providências ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

O morador que esperava o agendamento nesta segunda-feira (25) conseguiu atendimento no dia 01 de abril. “O feriado da Semana Santa atrapalhou, mas a média para ser atendido é de quatro dias”, disse a oficial. Ela esclareceu ainda que são 25 senhas distribuídas para cada dia.

Ronildo Ferreira contou à reportagem do Bahia Recôncavo que não sabia da modificação. “Fui pego de surpresa. Cheguei às 05h e fiquei sabendo da modificação”, contou. Ele e outras 25 pessoas estavam na fila à espera do atendimento, que começou às 08h.

O Registro, primeiro documento, não é pago, mas a segunda via tem valores diferenciados. “Com busca custa R$ 32 e sem busca, quando o cidadão traz outro documento e nós conseguimos ir direto à folha, fica R$ 20,80”, esclareceu Juciene.

O cidadão recebeu uma guia, chamada de Documento de Arrecadação Judiciária, que deve ser paga nas casas lotéricas.

Uma das reclamações das pessoas na fila era a necessidade de ir ao Fórum Tancredo Neves três vezes. “Precisa vir agendar, receber o atendimento e depois pegar o documento”, desabafou Maria Conceição, uma das primeiras na fila nesta segunda-feira. Juciene esclareceu que a falta de profissionais não permite mais agilidade. “Esses documentos precisam ser conferidos e não há tem po hábil para fazer tudo no mesmo dia”, falou. Reportagem e foto: Maurício Medeiros

10 Comentários

  1. informações sobre a herança de antonio ferreira de souza

  2. Sou Oficiala do Cartório de Araçaí MG.

    Estou precisando com urgência de 2ª via de Certidão de nascimento de KATIANE SANTOS, ai do seu cartorio no livro 00074, fls. 218, nº do termo 0013476, favor enviar-me o valor com o envio e nº de conta para deposito.
    Atenciosamente
    Zélia Maria de Souza Santana

  3. A responsável pelo registro civil em Cruz das Almas é uma pessoa arrogante e nem olha para as pessoas que ela está atendendo. Grossa e com má vontade para realizar o trabalho. Quando o serviço pode ser feito em outro lugar, nem piso no fórum para não olhar na cara dessa mulher asquerosa.

  4. esta mudança foi para pior, minha mãe foi tirar a 2a via do registro do meu irmão e um rapaz que atendeu fez o registro com duas data de nascimento, COMO PODE UMA PESSOA NASCER EM DUAS DATAS SENDO QUE ESTE CARTÓRIO DA UM PRAZO DE 72 HORAS E AINDA FAZ ERRADO!!!!! minha mãe infelizmente não sabe ler por isto não perceber no dia que a entregaram o registro, fomos perceber depois. Ao ir neste lugar que se diz cartório, a moça que a atendeu no começo do mês de outubro deste ano falou que ia entrar no processo pra ela retorna em 9/9 nada tinha sido resolvido. Que pouca vergonha, e ainda a mulher teve a cara de pau de falar que não foi ela que fez. NÃO INTERESSA QUEM QUE FEZ TEM QUE CONSERTA O ERRO, SE NÃO BASTAR-SE ISTO AINDA FALOU EM PAGAR, ASSIM FICA FÁCIL GANHAR DINHEIRO EXPLORANDO QUEM NÃO TEM. FAVOR ALGUÉM VER O QUE ESTA ACONTECENDO DESTE JEITO NÃO PODE FICAR!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Este agendamento só mudou para pior…pois as pessoas que lá trabalham, trabalham de má vontade, cantando….com desprezo com as pessoas que são atendidas. A marcação é feita em vários dias, uma perda de tempo …pessoas tendo que se deslocar de outras cidades, tendo um gasto desnecessário. Vamos “repensar” pessoal…

  6. Prezados, minha noiva é de Cruz das Almas e precisamos de uma segunda via de certidão de nascimento para casarmos. Ela tem a copia da primeira via, onde tem as informações de livro, folha etc. O cartório tem algum atendimento por e-mail, despacha pelos correios ou algo do tipo?

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

11 + dezesseis =