Home / Destaque / Pesquisador da Embrapa defende valorização da mandioca para diminuir importação de trigo
Entrevista aconteceu na tarde desta terça-feira

Pesquisador da Embrapa defende valorização da mandioca para diminuir importação de trigo

O pesquisador da Embrapa do Centro Nacional de Pesquisa em Mandioca e Fruticultura, instalada em Cruz das Almas, Joselito Motta, concedeu entrevista nesta terça-feira (23), ao radialista Celso Oliveira, no Programa Microfone Aberto, na Rádio Santa Cruz FM, sobre o Dia da Mandioca, celebrado nesta segunda-feira (22), e a situação da cultura na região em função da forte seca vivida no Estado nos últimos meses.

Ele falou sobre a importância de valorização da mandiocultura para economizar na compra de trigo e criação de empregos. “Não é possível que desperdicemos esse potencial incrível”, alertou. O pesquisador é defensor do Projeto de Lei proposto pelo deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP), que pretende adicionar 10% de fécula de mandioca nos pães. “Essa votação está próxima de acontecer”, anunciou.

Segundo o pesquisador, o Brasil gasta R$ 2 bilhões anuais na compra de trigo para produzir pão. “Podemos diversificar”, defendeu ao explicar que o produto originário da mandioca não contém glúten. “Existem pessoas que possuem intolerância e não sabem”, acrescentou.

Joselito lembrou que a seca fez que os produtores oferecessem aos animais a semente da mandioca. “Nós não fomos tão afetados quando os moradores de outras regiões”, minimizou. Ela torce para que a Copa do Mundo no Brasil sirva como vitrine para valorizar a cultura. “Temos que mostrar ao mundo esse tesouro”, concluiu. Texto e foto: Maurício Medeiros

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

três × 1 =