Home / Destaque / Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani é inaugurado na UFRB

Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani é inaugurado na UFRB

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inaugurou na última terça-feira (25), no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, o Acervo de Memória e Documentação Clemente Mariani (AMDOC). O material foi doado à universidade em fevereiro do ano passado e contêm mais de 30 mil itens entre folhetos, livros, periódicos, dissertações, teses acadêmicas, manuscritos e fotografias.

O objetivo do acervo é reunir, organizar, catalogar, preservar e divulgar o material que mostra a história e a cultura da Bahia. Paulo de Jesus, professor da UFRB e colaborador do projeto, o acervo será fundamental na formação dos alunos. “Quando os estudantes do CAHL se apropriarem, sairá bons frutos”, prevê.

Maria Clara Mariani, filha do homenageado, ficou aliviada com a transferência do acervo à universidade. “Tranquilizou a todos que de alguma forma participaram de sua história”, disse.

O acervo foi formado em 1993, quando o material foi comprado das mãos do bibliófilo Renato Berbert de Castro. Um ano depois a Fundação Clemente Mariani criou o Centro de Documentação e Informação Cultural sobre a Bahia (CEDIC). Foto: Ascom UFRB

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

sete + quatro =