Home / Destaque / Simpósio sobre conservação de acervos coloniais em Cachoeira encerra nesta sexta-feira

Simpósio sobre conservação de acervos coloniais em Cachoeira encerra nesta sexta-feira

Encerra nesta sexta-feira (13), no Centro de Artes, Humanidade e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira, o ‘Simpósio Cultura Artística e Conservação de Acervos Coloniais’. O encontro reúne professores, estudantes, restauradores, arquitetos, historiadores, museólogos e agentes culturais, debatendo pintura, iconografia, música, conservação e restauração acervos coloniais para discutir a política de editais para beneficiar bens materiais e imateriais, sítios arqueológicos, arquitetura e urbanismo.

“Os editais auxiliam na descentralização da política cultural e provocam a participação da sociedade civil, com ideias, projetos e ações práticas”, disse o arquiteto Frederico Mendonça, diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA

Local: Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras – UFRB

Mediador: Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA/EBA)

09h00 – 09h40: Conferência Prof. Dr. Magno Morais Mello (UFMG/FAFICH). Título da conferência: A época de ouro do quadraturismo entre Portugal e Brasil: o desafio da perspectiva – a percepção pictórica na arte barroca.

09h40 – 10h20: Conferência Pesquisadora Ms. Mônica Farias (UFBA/EBA). Título da conferência: Tesouros no alto: o patrimônio artístico, científico e iconográfico nas pinturas de tetos da Bahia.

10h20 – 11h00: Debate

13 de setembro de 2013 – Tarde

Local: Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras – UFRB

Mediador: Profa. Dra. Adalgisa Arantes Campos (UFMG/FAFICH)

13h00 – 13h40: Conferência Prof. Dr. Fábio Henrique Viana (UEMG/Escola de Música). Título da conferência: 

paisagem sonora de kyries de missas compostas no Brasil colonial dos séculos XVIII e XIX.

13h40 – 14h20: Conferência Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco (UFBA/Escola de Música). Título da conferência: O patrimônio musical na Bahia em debate: músicos e músicas que a história da Bahia ignora.

14h20 – 15h00: Debate

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

3 + 3 =