Home / Destaque / Rui Costa possui na sua base 14 dos 20 prefeitos do Território de Identidade do Recôncavo

Rui Costa possui na sua base 14 dos 20 prefeitos do Território de Identidade do Recôncavo

O Território de Identidade do Recôncavo possui 20 municípios e uma população de 566.993 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), de 2010. A região, assim como em outros locais do Estado, pode ser decisiva na eleição do próximo governador da Bahia.

Caso os prefeitos destes municípios consigam transferir seus votos para os candidatos de suas bases, Rui Costa (PT) larga com enorme vantagem no Recôncavo. Dos 20 gestores da região, dois terço estão filiados a partidos da base do petista, indicado pelo governador Jaques Wagner (PT) para concorrer a sua sucessão.

Os prefeitos de Sapeaçu, Cabaceiras do Paraguaçu, Dom Macedo Costa, Muniz Ferreira, São Felipe, Varzedo, Castro Alves, São Francisco do Conde, Muritiba, Santo Amaro da Purificação, Cachoeira, Conceição do Almeida e Santo Antônio de Jesus estão na base que apóia Rui Costa ao Palácio de Ondina.

Já Paulo Souto (DEM) tem ao seu lado os prefeitos de Cruz das Almas, Maragojipe e São Sebastião do Passé. Apesar de o PTN ainda não ter declarado apoio ao democrata, o gestor de Nazaré das Farinhas também deve fortalecer a candidatura do ex-governador.

A senadora Lídice da Mata (PSB) fica com duas prefeituras: Saubara e São Félix, ambas governadas por prefeitos do PSB. A socialista enfrenta dificuldades para atrair outras legendas e não definiu ainda o vice na sua chapa.

Segundo os dados apurados pelo Bahia Recôncavo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Recôncavo tinha na última eleição, para prefeito e vereador, realizada há quase dois anos, 337.759 eleitores.

Os prefeitos da base de Rui Costa comandam municípios que somados possuem eleitorado de 295.729 habitantes aptos a votar, conforme dados de 2012. Paulo Souto fica com gestores que comandam cidades com total de 100.600 eleitores, podendo agregar ainda Nazaré das Farinhas, com mais 20.860. Já Lídice da Mata tem apenas dois alcaides, que respondem por prefeituras com eleitorado somado de 20.570.

Possuir prefeitos da base em sua coligação não garante totalidade dos votos, além das divergências municipais, que, muitas vezes, causam distorções nestes cálculos. Reportagem: Maurício Medeiros / Fotos: Lúcio Távora, Mila Cordeiro e Marco Aurélio Martins (Agência A Tarde)

BASE DE RUI COSTA – 265.092 eleitores

– Governador Mangabeira – Domingas da Paixão (PT)

– Santo Antônio de Jesus – Humberto Leite (PDT)

– Conceição do Almeida – Armando Neves (PT)

– Cachoeira – Carlos Pereira (PP)

– Santo Amaro da Purificação – Ricardo Machado (PT)

– Muritiba – Roque Isquém (PDT)

– São Francisco do Conde – Rilza Valentim (PT)

– Castro Alves – Clóves Rocha Oliveira (PSD)

– Varzedo – Radaman Barreto (PT)

– São Felipe – Chiquinho Ferreira (PP)

– Muniz Ferreira – Clóvis dos Santos Penine (PCdoB)

– Dom Macedo Costa – Zé Fróes (PSD)

– Cabaceiras do Paraguaçu – Paulinho da Balsa (PRP)

– Sapeaçu – Jonival Lucas (PTB)

BASE DE PAULO SOUTO – 100.600 eleitores

– Cruz das Almas – Raimundo Jean (PMDB)

– Maragojipe – Vera da Saúde (PMDB)

– São Sebastião do Passé – Janser Mesquita (PMDB)

BASE DE LÍDICE DA MATA – 20.570 eleitores

– São Félix – Duda Macedo (PSB)

– Saubara – Capitão Joelson (PSB)

INDEFINIDO – 20.860 eleitores

Nazaré das Farinhas – Nilton Rabelo de Almeida Júnior (PTN)

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

6 + 16 =