Home / Entrevistas / Grupo de convivência do CRAS de Sapeaçu participa de palestra sobre prevenção contra DSTs/AIDS

Grupo de convivência do CRAS de Sapeaçu participa de palestra sobre prevenção contra DSTs/AIDS

A Secretaria de Assistência e Integração Social de Sapeaçu através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou na quarta-feira (20), uma importante palestra sobre Doenças Sexualmente Transitiveis (DSTs) e também abordou os principais métodos de prevenção para gravidez na adolescência, participaram da palestra o Grupo do Força Jovem, formados por adolescentes de 14 a 17 anos.

Para a estagiária de Assistência Social e idealizadora do projeto, Patrícia Felix, o objetivo da palestra é buscar conscientizar e prevenir os adolescentes em relação aos riscos e consequências. “Promover a conscientização através da prevenção da gravidez na adolescência e também das DSTs é importante, principalmente quando utilizamos ações educativas que visam sensibilizar esses jovens. Nosso serviço atua através da intermediação frente a essas questões, proporcionando qualidade e dinâmica conforme as necessidades estabelecidas pelo olhar crítico e da realidade inserida em cada caso, onde o foco é a motivação dos adolescentes frente à realidade da gravidez, a importância da continuidade da vida social, familiar, dos estudos e dos planos para o futuro, bem como do bem estar durante a gestação e do bebê”, enfatiza.

Os adolescentes também participaram de dinâmicas e brincadeiras, onde puderam expor suas dúvidas e compartilhar experiências. Outros temas também abordados foram uso correto de métodos contraceptivos, conceitos, sinais e sintomas das DSTs: Cancro Mole, Candidíase, Herpes Simples Genital, Gonorreia, Condiloma Acuminado (HPV), AIDS e Sifilis. Em outro momento os jovens participaram de uma oficina de artesanato, no qual confeccionaram suas próprias lembrancinhas.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Milena Pereira, que tem demonstrado preocupação em relação aos índices de doenças desse gênero no município de Sapeaçu que apesar de muita informações, muitos jovens e os adolescentes continuam agindo sem precauções. “Atualmente existe em Sapeaçu, em todas as Unidades de Saúde profissionais qualificados que além de orientar também examinam e oferecem gratuitamente consultas, exames e medicação necessária para tratar de cada caso”, disse.

A palestra teve a participação da Assistente Social, Larissa Souza, da Coordenadora do CRAS, Diana Santos, a Coordenadora Pedagógica, Fernanda Lucas e dos funcionários. “A palestra faz parte das muitas Ações Socioeducativas que são desenvolvidas com os grupos do CRAS, a instituição oferece atividades orientadas por educadores e profissionais de Psicologia, Pedagogia e Assistência Social”, explicou Diana.

Confira os cursos oferecidos pelo CRAS:

– Força Jovem – Trabalha com jovens de 14 a 17 anos oferecendo cursos profissionalizantes e abordando temas socioeducativos, pesquisa de campo, viagens e outros.

– Capoeira – Participam crianças e jovens com idade entre 06 a 18 anos.

– Movimente-se – Grupo de dança com estilo musical variado. Jovens dos 11 até 13 anos.

– CriArtes – Trabalha com dança, músicas, filmes, dramatizações, coreografia, confecções artísticas, desenhos, pinturas e reforço escolar com crianças de 4 a 10 anos durante toda semana.

– Grupo da 3° Idade – O grupo da 3º idade que semanalmente trabalham temas diversificados confeccionam materiais artísticos e resgata a cultura local com músicas, danças, atividades físicas e diversas apresentações.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

7 − 1 =