Home / Destaque / Teatro Gregório de Matos é oficialmente reinaugurado e retoma atividades

Teatro Gregório de Matos é oficialmente reinaugurado e retoma atividades

As manifestações culturais voltam a ocupar o Teatro Gregório de Mattos,

no Centro, que foi entregue completamente recuperado na noite desta quinta-feira (11) pela Prefeitura, em parceria com o Itau Unibanco S.A. A partir desta sexta-feira (12), entra em cartaz a exposição “Amar a Lina”, que pode ser visitada gratuitamente de quarta a domingo, das 14h às 19h, na Galeria da Cidade, andar térreo. Já no sábado e domingo (13 e 14) acontece o musical “Eu te amo mesmo assim”, a ser estrelado pelos atores Laila Garin e Osvaldo Mil na Sala Tabaris, com ingressos a R$30 (inteira).

A reinauguração do teatro contou com uma performance do ator Jackson Costa que, caracterizado como o poeta baiano do século XVII que dá nome ao espaço, convidou a todos os presentes para conhecer a “nova casa”. O prefeito ACM Neto, o diretor de Relações Institucionais e Governo do Itau Unibanco, Cícero Araújo, o secretário de Cultura e Turismo, Érico Mendonça e o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, ficaram responsáveis por cortar a fita de reabertura do equipamento cultural.

Para o prefeito, é inacreditável o Gregório de Mattos ter ficado fechado por tanto tempo, devido à forte característica cultural de Salvador. “Nossa cidade vive e respira cultura e precisava ter resgatado esse espaço tão importante, onde agora vão se apresentar diversas manifestações locais, nacionais e internacionais. É importante ressaltar que, além do teatro, todo um complexo está sendo entregue à cidade no local, como a praça e escadarias recuperadas, além do Espaço da Barroquinha que também foi requalificado e entregue no ano passado. Outra importante ação em parceria com o Itau vai permitir que sejam exibidos filmes na área externa gratuitamente, uma vez por semana. É realmente um dia muito especial para a primeira capital do Brasil”, salientou ACM Neto.

Para Cícero Araújo, do Itau Unibanco, a característica cultural de Salvador têm contribuído para as diversas ações realizadas pela instituição na cidade. “Desenvolvemos diversas ações pelo país a exemplo do programa de compartilhamento de bicicletas, mas a capital baiana inspira bastante a gente a promover iniciativas que valorizem a cultura e a preservação da história. Estamos realmente felizes com o resultado de mais essa parceria com a Prefeitura.”

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, salientou que a população está recebendo de volta o teatro com o projeto original de Lina Bo Bardi, que é homenageada com a exposição no local, e não esconde o entusiasmo ao relembrar a relação com o equipamento cultural. “Foi aqui que comecei minha carreira na década de 1970 e, quando cheguei na fundação, disse que tinha que colocar o teatro para funcionar novamente. E, ainda por cima, é o único teatro multidão daqui, então vai dar pra fazer muita coisa”, projetou.

Outro que também ficou bastante extasiado com o retorno do TGM foi o ator Dodi Só. “Meu sentimento é de ator e cidadão, pois este teatro é mais um equipamento que vai trazer a comunidade para ver bons espetáculos, com o clima de Lina Bo Bardi. A cidade estava precisando disso e só tem a ganhar, pois tem sofrido há alguns anos com o abandono cultural. Espero que outros espaços que estão fechados também possam retornar. Estou muito feliz com essa iniciativa”, pontuou.

(Bocão News)

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

dezesseis + nove =