Home / Destaque / Desequilíbrio no colesterol pode aumentar risco de doenças no coração

Desequilíbrio no colesterol pode aumentar risco de doenças no coração

Doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no Brasil, totalizando a morte de 300 mil pessoas por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa morre devido a doenças no coração a cada dois minutos.

O desequilíbrio nas taxas de colesterol LDL e HDL pode aumentar os ricos de doenças no coração. Com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de controle desses níveis, o dia 8 de agosto foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

O depósito de placas de gordura em vasos do coração é decorrente do acúmulo de LDL, o colesterol ruim, no interior de células, originando a doença aterosclerótica, principal causa de angina e infarto agudo do miocárdio.

De acordo com a cardiologista e coordenadora do Centro de Cardiologia do Hospital da Bahia, Marianna Andrade, “o desenvolvimento da doença é influenciado pela presença de diferentes fatores de risco, dentre eles a alteração dos níveis e da qualidade do colesterol LDL, HDL e triglicérides”.

O HDL, conhecido como colesterol bom, por sua vez, auxilia na retirada dessa gordura nos vasos, reduzindo a chance de doenças.

Manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente contribuem para controle dos níveis de colesterol. “Em casos selecionados, insere-se o uso de medicações para reduzir a síntese e/ou absorção do colesterol no organismo”, explicou a cardiologista.

Por: Correio

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

sete − 7 =