Home / Notícias / Pesquisa mostra como os adoçantes estragam a sua dieta

Pesquisa mostra como os adoçantes estragam a sua dieta

As pessoas consomem bebidas com adoçantes artificiais acreditando que eles ajudam a gente a controlar o peso, mas um estudo divulgado nesta sexta-feira (15) mostra que esses produtos podem ter um efeito contrário ao desejado.

O estudo foi realizado usando moscas de fruta como cobaias. Os cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, perceberam que, quando submetidos a uma dieta com alimentos adoçados artificialmente, esses insetos comiam até 30% a mais do que os outros, no grupo de controle.

Em seu trabalho, publicado pelo periódico científico “Cell Metabolism”, os pesquisadores utilizaram o adoçante sucralose, muito presente em diversos refrigerantes. Mas eles dizem que o mesmo efeito deve ser observado com outros produtos.

De acordo com o professor Greg Neely, um dos autores do estudo, tudo pode ser explicado pelo mecanismo de recompensa do cérebro. Quando nosso corpo ingere calorias, que são a fonte de energia para qualquer atividade, esse mecanismo ativa uma sensação de prazer, que é a tal recompensa. É como se o cérebro dissesse: “Muito bem, você ingeriu calorias. Precisamos disso para viver”.

Por outro lado, quando o cérebro reconhece o gosto de doce, mas percebe a ausência de calorias, ele não ativa a sensação de prazer e saciedade. Pelo contrario: pede mais comida.

A pesquisa também concluiu que adoçantes artificiais levam a insônia e outros problemas associados com desnutrição ou com o estado de jejum. Segundo o estudo, quando você deixa uma mosca de fruta com fome, o cérebro do inseto não o deixa dormir porque pensa que o corpo precisa de mais calorias. E não se consegue mais calorias durante o sono.

Por: iBahia

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

2 × 3 =