Home / Destaque / CBF aprova novo estatuto e cláusula de barreira para eleição não é alterada

CBF aprova novo estatuto e cláusula de barreira para eleição não é alterada

Será aprovada nesta quinta-feira (23), em uma assembleia-geral administrativa da CBF, o novo estatuto da entidade que gere o futebol brasileiro. A reunião não contará com a presença de nenhum representante de clube de futebol, mas terá a presença das 27 federações estaduais.

Um dos pontos que chama atenção no novo documento, é a manutenção da cláusula de barreira para candidatos a presidente da CBF. Ou seja, o dirigente que tiver interesse em se candidatar precisa necessariamente ter o apoio declarado, por escrito e registrado em cartório, de pelo menos cinco clubes e oito federações estaduais. O problema é que, como as federações costumam seguir as orientações dadas pela CBF, a cláusula praticamente impede outras candidaturas. As informações são do Bastidores FC.

Atualmente, votam para presidente as 27 federações e os 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Já nas mudanças, a que mais surpreende é que, a partir de agora, no caso de ausência definitiva do presidente, o vice mais velho assume e tem a obrigação de convocar novas eleições em 30 dias. No entanto, só podem se candidatar os vice-presidentes – a partir de agora serão oito, em vez dos atuais cinco –  e o escolhido cumprirá um mandato-tampão, que terá duração até o fim do mandato original do presidente ausente.

Além das mudanças, a assembleia-geral da CBF vai aprovar o Código de Ética da entidade.

Por: Correio

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

dezesseis − 9 =