Home / Destaque / Baía de Todos os Santos sedia campeonatos brasileiros de vela

Baía de Todos os Santos sedia campeonatos brasileiros de vela

A Baía de Todos os Santos e o Yacht Clube da Bahia sediam duas importantes competições da vela nacional neste mês de janeiro: os campeonatos brasileiros das classes Optimist e Laser. O Brasileiro da Classe Optimist, por sinal, teve a cerimônia de abertura realizada na quarta-feira (3) e terá os primeiros barcos na água nesta quinta (4), a partir das 13h, com a realização da Copa Estreante, que vai até sábado (6). Como o nome diz, apenas velejadores de primeira viagem podem participar.

Os veteranos vão para a água no domingo (7), numa disputa que terá regatas diárias (com exceção do dia 12, de descanso) até o dia 15, sempre às 13h.

A classe Optimist é a categoria de iniciação à vela, voltada para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. A expectativa da organização do evento é que 180 velejadores participem da prova, incluindo seis franceses, por causa de uma parceria firmada entre o Yacht Clube da Bahia e a Liga de Vela da Normandia. O Yacht tem os atuais campeões do Norte e Nordeste, Ricardo Coutinho (veterano) e Vitor Bahia (estreante).

Na sequência, começa o Campeonato Brasileiro da classe Laser, a categoria mais popular no mundo, na qual o brasileiro Robert Scheidt é bicampeão olímpico (Atlanta-1996 e Atenas-2004). A competição será disputada de 16 a 21 de janeiro.

Nela, o número de participantes é bem menor, apenas 12. Um deles é Bruno Fontes, 38 anos, que está de volta à equipe brasileira de vela em 2018. Ele foi campeão da Copa Brasil, em Ilha Bela (SP), em dezembro do ano passado.

Por: Correio

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

19 − 13 =