Home / Destaque / Rui e governadores do NE assinam nova carta contra retirada de estados da reforma

Rui e governadores do NE assinam nova carta contra retirada de estados da reforma

O governador Rui Costa e os outros oito governadores do Nordeste assinaram uma carta divulgada na noite de ontem (6) em que voltam a defender mudanças na proposta da reforma da Previdência capitaneada pelo governo Bolsonaro e também pedem que os estados não sejam retirados da matéria.

Outro documento sobre a reforma havia sido divulgado pelos governadores em março, em que apontavam as mesmas questões, mas ainda não era discutida a retirada dos estados da proposta.

Eles apontam pontos que acreditam que devem ser revistos, como as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e na aposentadoria dos trabalhadores rurais, além da desconstitucionalização e o sistema de capitalização.

“Entendemos, além disso, que a retirada dos estados da reforma e tratamentos diferenciados para outras categorias profissionais representam o abandono da questão previdenciária à própria sorte, como se o problema não fosse de todo o Brasil e de todos os brasileiros. No entanto, há consenso em outros tópicos, e acreditamos na intenção, amplamente compartilhada, de se encontrar o melhor caminho”, afirma a carta transmitida ontem.

Na manhã de ontem, uma outra carta foi divulgada por parte dos governadores do país, em apoio à manutenção de estados na reforma da previdência. No entanto, segundo a Secretaria de Comunicação do governo baiano, os governadores do Nordeste não assinaram esse documento.

Conforme a coluna Painel da Folha, o “racha” ocorreu por divergência com os gestores do Nordeste, que avaliam que, no afã de liderar, João Doria (SP) e Ibaneis Rocha (DF) cometem erros “de principiante”.

Por: Metro 1

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

12 − dois =