Home / Destaque / Lei obriga instalação de placas em meios de transporte contra importunação sexual de mulheres

Lei obriga instalação de placas em meios de transporte contra importunação sexual de mulheres

Uma lei sancionada hoje pelo governador Rui Costa (PT) obriga a instalação de placas com o objetivo de combater a importunação sexual contra mulheres em meios de transporte e outros espaços.As peças devem conter o texto da Lei Federal nº 13.718, de 24 de setembro de 2018, que versa sobre a tipificação do crime de importunação sexual. Também deve ser informado o Disque 180 para denúncia das violações.

A obrigatoriedade é válida para trios, camarotes, restaurantes, bares, boates e casas de show, além de meios de transporte intermunicipal, hidroviário, rodoviário e metroviário. O descumprimento da lei implicará em multa, que será revertida para ações da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

A publicação da lei no Diário Oficial do Estado (DOE) ocorre no dia em que a Lei Maria da Penha completa 13 anos.

Outra lei também sancionada hoje indica que os serviços de transporte intermunicipal de passageiros devem adotar campanhas afirmativas, educativas e preventivas sobre o abuso sexual e a violência contra a mulher sofridos no interior dos veículos coletivos.

As campanhas envolvem também a confecção de cartazes com instruções para identificação do agressor, acompanhadas dos números da Polícia Militar (190) e da Central de Atendimento à Mulher (180).

Por: Metro1

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

5 × 1 =