Home / Destaque / Setor de serviços da Bahia recua 1,0% de maio para junho, diz IBGE

Setor de serviços da Bahia recua 1,0% de maio para junho, diz IBGE

O volume do setor de serviços na Bahia teve novo recuo em junho (-1,0%), na série com ajuste sazonal, após já ter caído 1,9% na passagem de abril para maio, segundo dados divulgados hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do estado ficou igual à média nacional (-1,0%) e acompanhou o movimento de queda apresentado por 19 das 27 unidades da Federação, nessa comparação.

Os números da Bahia também foram negativos na comparação com junho de 2018 (-6,5%) e piores que a média nacional (-3,6%).

O desempenho majoritariamente negativo dos serviços em todo o país, na comparação com junho de 2018, sofreu influência de uma alta base de comparação, resultado dos efeitos da greve dos caminhoneiros, em maio de 2018.

Com esses resultados, o setor de serviços na Bahia, que vinha se mantendo no positivo nos acumulados no ano e nos últimos 12 meses, passou a apresentar retração em ambos os indicadores. Recua 0,4% no primeiro semestre de 2019 e cai 0,7% nos 12 meses encerrados em junho. Ambos os índices estão abaixo da média nacional, que mostra variações positivas de 0,6% no ano e 0,7% nos 12 meses.

A queda no volume do setor de serviços baiano em junho, frente ao mesmo mês de 2018 (-6,5%), foi resultado do desempenho negativo de três das cinco atividades investigadas no estado: outros serviços (-18,4%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-13,0%) e serviços de informação e comunicação (-2,9%). Sendo o segmento de maior peso na estrutura do setor na Bahia e com forte queda no mês, os transportes tiveram a maior contribuição para o resultado negativo no estado.

Já os serviços ligados ao turismo avançaram tanto na comparação com maio de 2019 (0,6%) quanto em relação a junho de 2018 (6,9%), fechando o 1º semestre em alta de 1,6%.

Por: Metro1

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

17 + 12 =