Home / Destaque / Salvador atinge marca de 10 mil vacinados contra Covid-19

Salvador atinge marca de 10 mil vacinados contra Covid-19

O município de Salvador ultrapassou nesta sexta-feira (22) a barreira dos 10 mil imunizados contra a Covid-19, segundo dados do “Vacinômetro”, plataforma lançada pela prefeitura para acompanhar o avanço da vacinação na cidade em tempo real.De acordo com a ferramenta, até as 13h40, 10.581 pessoas já haviam recebido a primeira dose da Coronavac, vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Do total, 1.849 foram imunizados nesta sexta.

A grande maioria dos vacinados é profissional de saúde. Dos mais de 10,5 mil que receberam o imunizante, 9.554 fazem parte desta categoria que integra a fase 1 do grupo prioritário para imunização. A expectativa é de pouco mais de 45 mil pessoas sejam vacinadas com as duas doses da Coronavac, neste primeiro lote encaminhado a Salvador pelo Ministério da Saúde.

A previsão foi atualizada após a prefeitura descobrir que uma falha da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) fez o município pensar que tinha 45 mil doses da vacina, quando, na verdade, possui o dobro (entenda aqui). Com a quantidade maior, a gestão vai ampliar o público prioritário da primeira fase, abrangendo os profissionais que atuam nas unidades municipais de saúde com testagem para Covid-19.

A prefeitura espera também receber na próxima semana uma nova remessa de imunizantes. Vale lembrar que o Brasil receberá 2 milhões de doses da vacina de Oxford exportadas da Índia, enquanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pode autorizar uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac.

“A expectativa é que semana que vem tenham mais 6,8 milhões de doses para serem distribuídas pelo Brasil. É mais ou menos a mesma quantidade que teve essa semana. Então, nossa expectativa é que Salvador receba quase o quantitativo que recebeu essa semana. Com essa quantidade, a gente pode imunizar metade ou quase metade do público da primeira fase, que são os idosos acima de 74 anos. Aí a gente vacinaria os idosos que não estão nas abrigos, poderemos abrir drive-thrus, fazer vacinação domicilia”, explicou o prefeito da cidade, Bruno Reis.

Por: Bahia notícias

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

quatro + oito =