DestaqueEntretenimentoEntrevistasMundoNotíciasRegião

Feira dos Caxixis movimenta Nazaré das Farinhas durante Semana Santa

Mais antigo evento ceramista da América Latina e uma das maiores feiras de artesanato baiano, a Feira de Caxixis, em Nazaré (distante a 216 quilômetros de Salvador), no Recôncavo baiano, está aberta até domingo. Iniciada nesta quinta-feira, 28, a feira atrai visitantes de todo o Estado, principalmente de cidades vizinhas, interessados nas tradicionais peças de cerâmica, conhecidas como caxixis. Durante quatro dias, a feira reúne história, arte e tradição, em um só lugar, dando à Praça Alexandre Bittencourt um colorido todo especial.

Nas barracas, artesãos de Maragojipinho expõem e vendem objetos como moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras e miniaturas de utensílios domésticos. Peças utilitárias, como panelas, frigideiras de barro e luminárias também fazem parte da grande variedade de objetos fabricados pelos artesãos. O evento reúne, em um único espaço ao ar livre, cerca de 220 oleiros de Maragojipinho, distrito de Aratuípe, município de 8.500 habitantes e distante 77 km da capital baiana (via Ilha de Itaparica).

Segundo dados da Associação de Auxílio Mútuo aos Oleiros de Maragojipinho (Aamom), há 114 olarias no local, onde 90% dos 2 mil moradores vivem direta ou indiretamente da atividade. ATarde

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Esta festa quando eu era pequena gostava muito nesta época a festa era mais inocente. Eu acho que evoluíram muito, com trio, shows. então ficou sem graça . De bonito agora são os caxixis e mais nada .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 2 =

Botão Voltar ao topo