Cruz das Almas recebeu, na manhã desse sábado, 25, o Encontro de Rádios Comunitária, na Câmara de Vereadores. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitárias da Bahia (Abraço Bahia), de maneira gratuita, e teve o objetivo de formar, instruir e compartilhar experiências entre as rádios comunitárias do recôncavo da Bahia. Além da Santa Cruz FM 87.9, outras 12 representações estiveram presentes na reunião.
O encontro durou cerca de quatro horas, contando com a participação da direção da Abraço Bahia, e o foco na socialização de experiências nas áreas tecnológicas e de captação de recursos, além do posicionamento da associação em defender pautas das rádios comunitárias da Bahia.
A Abraço é uma associação que atua em defesa das rádios comunitárias de todo o Brasil, lutando pela democratização da comunicação. A entidade foi fundada em 1996, conta com a filiação das rádios e representa milhares de comunidades. Só na Bahia há mais de 400 rádios comunitárias.
União e resistência
As rádios comunitárias, como a Santa Cruz FM 87.9 e a Rádio Educadora da UFRB em Cruz das Almas, são serviços que oferecem um terceiro modelo de radiodifusão, não sendo públicas nem comerciais. Este modelo de funcionamento atende a comunidades geográficas e surgem de associações comunitárias, tendo ampla participação popular e cultural na programação. Devido ao caráter comunitário, a legislação pública é rígida e não permite que as rádios comunitárias tenham fins lucrativos.
De acordo com o presidente da Abraço Bahia, Sandro Lima, as maiores finalidades do encontro são atrair, unir e ajudar na resistência das rádios comunitárias baianas.
“O nosso encontro de hoje tem o intuito de agrupar, fortalecer, fazer com que as rádios entendam que se não andarmos juntos, não fortalecermos o nosso movimento, não conseguiremos mudar nada politicamente. Precisamos mostrar força política com um debate fortalecido para levarmos nossas pautas ao Congresso Nacional”, disse.

Leonardo Gonçalves/Bahia Recôncavo
Já o fundador da Santa Cruz FM 87.9, Mário do Jornal, como anfitrião do evento, destacou a importância das rádios comunitárias para a sociedade.
“A Santa Cruz FM 87.9 tem uma experiência de 25 anos fazendo rádio comunitária em Cruz das Almas. Neste tempo, a população foi cada vez mais utilizando a rádio como espaço de divulgação pública. A Santa Cruz foi criada com intuito de ouvir o povo e assim foi acontecendo. As gestões públicas começaram a enxergar a nossa rádio como espaço de mediação e passaram a ter maior respeito com a população. Se tem alguma coisa que precise da atenção da gestão municipal, o ouvinte denuncia à cidade e logo é respondido para que a imagem do gestor não fique desgastada”, explicou.

Leonardo Gonçalves/Bahia Recôncavo
Estratégias e melhorias
O encontro das rádios comunitárias também serviu para alinhar estratégias e superar as dificuldades com base nas experiências de entidades localizadas em outras cidades da Bahia. Esse é o ponto de vista do coordenador de programação da rádio Santa Cruz FM, Josy Sena. De acordo com ele, devido à legislação mais rígida, as rádios comunitárias acabam enfrentando mais dificuldades que as rádios comerciais.
“A participação da Rádio Santa Cruz FM é fundamental porque somos uma rádio comunitária e sempre buscamos por melhorias para a comunicação e para o público. A gente enfrenta diversas dificuldades no dia a dia e este evento nos ajuda a dialogar sobre estratégias e melhorias, não só para nossa cidade, mas para as rádios comunitárias de todo o Brasil”, afirmou.





