DestaqueNotícias

Projeto Educa Rap comemora dois anos e realiza atividades de cunho cultural e educativo em Cruz das Almas

Por Ivana Moreira

Desde 2019 o Rap e toda a cultura do Hip Hop vem ganhando mais espaço, apoio e destaque em Cruz das Almas através do Projeto de extensão Educa Rap. Sendo assim, diversas ações desenvolvidas por este projeto vem contribuindo para educar e disseminar essa cultura tão popular entre os jovens.

E neste dia 31 de outubro, o Educa Rap, comemora oficialmente dois anos e para ilustrar essa data, uma programação educativa, cultural e solidária foi realizada nesta sexta-feira (29) e no sábado (30). Dessa forma, uma oficina de Grafite foi ministrada pelo educador popular, Euri Mania, na biblioteca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e na Associação da Comunidade Quilombola Vila Guaxinim.

O coordenador do projeto, Roger Ramalho, conhecido como ErriVance, explicou as ações que foram desenvolvidas durante esses dois dias, confira no vídeo abaixo:

Oficina de Grafite

A parede externa da biblioteca da UFRB em Cruz das Almas está diferente: mais colorida, cheia de arte e expressão. Assim, uma homenagem por meio do Grafite foi eternizada nesse espaço, a imagem com os rostos de educadores, educadoras e militantes do Hip Hop, nomes como Maria Carolina de Jesus, Paulo Freire, Milton Santos, Dona Dalva, entre outros. Pois é, antes mesmo dessa arte ser concluida várias pessoas já chegavam nesse espaço para observar e tirar fotos.

A ação contou com a presença de integrantes do Educa Rap, estudantes da UFRB, além de jovens e crianças que estiveram no local para aprender e prestigiar essa iniciativa. Foi assim com Josiel, 25 anos, natural de Cruz das Almas, conhecido como B-Boy Ninja, ele é dançarino e faz parte do Educa Rap na cultura Hip Hop (Danças Urbanas). De acordo com ele, participar desses dois dias de atividade foi muito enriquecedor: “Foi ótimo! eu gostei de me aproximar de outras culturas como o Grafite, desenvolvi novos conhecimentos”. Josiel ainda ressaltou a importância da Dança Urbana “A gente desenvolve essa cultura em Cruz das Almas com treinos, em eventos, reuni a galera, juntamente, com o Educa Rap nós ajudamos os jovens a se desenvolverem e ainda descobrimos novos talentos”, concluiu o dançarino.

Já a estudante de Agronomia, Iris Lara, 20 anos, natural de Rio Real, destacou a importância do Educa Rap que oportuniza ultrapassar os muros da Universidade e também valorizar a arte: “Eu conheci esse projeto quando ingressei na Universidade em 2020, eu vim participar dessa atividade de Grafite conhecer mais e observar. O Educa Rap é importante pois trabalha com a arte, a música e a liberdade de expressão”, ressaltou a estudante.

A oficina ficou por conta de Euri, natural de Juazeiro e educador popular na vertente do Hip Hop, ele também atua como grafiteiro há 15 anos. Pela primeira vez em Cruz das Almas, Euri, explicou que ficou super contente em conhecer o Educa Rap: “Eu recebi esse convite de ErriVance e fiquei muito feliz com a iniciativa desse projeto em unir a Universidade com a comunidade”. Assim também, ele destacou a importância do Hip Hop para os jovens:

“Meu grafite é muito ligado com o movimento Hip Hop e o movimento Hip Hop é um movimento de juventude. A juventude do mundo inteiro passa por opressão, e onde há falta dos direitos básicos essa juventude vai se levantar e muito provavelmente ela vai reivindicar através de um Rap, através de um Grafite. Esses jovens vão em uma parede se comunicar e isso é um jeito de você se expressar artisticamente e socialmente”, finalizou Euri.

Para completar essa atividade, o projeto se deslocou até a Comunidade Vila Guaxinim e realizou outra oficina de Grafite na Associação de moradores. A iniciativa contou também com o objetivo de arrecadar roupas para serem doadas nesta localidade. E para fechar com chave de ouro na noite de sábado (30), o programa Rap é o Som foi especial e celebrou os dois anos do Projeto Educa Rap. Assim, o público pôde acompanhar uma transmissão ao vivo pelo youtube.

 Projeto

O Projeto de Extensão Educa Rap, visa desenvolver ações que une comunicação, arte e música para impactar a juventude de Cruz das Almas. Criado em 2019, a ação integra o portfólio de projetos apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT – UFRB). De acordo com a equipe do projeto, a proposta  surgiu por iniciativa dos estudantes, em 2019, após identificar a falta de apoio do poder público no fomento ao Movimento Hip Hop em Cruz das Almas e no Recôncavo.

Coordenação

O projeto é coordenado pelo estudante de Agroecologia ErriVance. De acordo com ele, atuar nessa proposta é um ato constante de ser transformado e de transformar. “Através das atividades desenvolvidas buscamos valorizar algumas manifestações culturais, tais como: a poesia, a literatura e os elementos do Hip Hop, estimular o empreendedorismo e visibilizar a produção artística dos/as jovens negros/as do território do Recôncavo Baiano”, destacou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo