MundoNotícias

Funeral de Nelson Mandela pode durar 12 dias

Na última quinta-feira (5) morreu aos 95 anos, Nelson Mandela ex-presidente da África do Sul. Internado entre junho e setembro por conta de uma infecção pulmonar, Mandela já havia deixado o hospital e estava em casa, em Pretória. O líder faleceu ontem às 20h50 (horário local), ou seja às 16h50 no horário brasileiro. Conforme o desejo de Mandela, o seu corpo será enterrado na aldeia de Qunu, situada na província pobre do Cabo Leste, onde ele cresceu. No mesmo lugar estão sepultados os restos mortais de três de seus filhos. A previsão é de que o funeral dure cerca de 12 dias.

“Madiba”, assim conhecido na África do Sul,  foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993. Mandela ficou preso durante 27 anos, mas no dia 11 de fevereiro de 1990,  foi solto e, em um evento transmitido mundialmente, disse que continuaria lutando pela igualdade racial no país.

Por causa da saúde frágil, a sua última aparição pública aconteceu durante a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul. Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) havia anunciado  o dia de seu aniversário seria celebrado em todo o mundo como Dia Internacional de Mandela.A morte do ex-presidente foi repercutida em todo o mundo inclusive nas redes sociais. Vários líderes e figuras públicas fizeram declarações sobre a morte de Mandela.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo