CulturaDestaqueLugares cruzalmensesRegião

A FAZENDA ENGENHO DA LAGOA

Na zona rural de Cruz das Almas, a 5km da sede do Município, é possível encontrarmos, e em excelente estado de conservação, uma centenária fazenda que já foi, em tempos idos, um grande engenho-de-açúcar e que, por sua grandiosidade e importância, deu até  nome à localidade: Engenho da Lagoa.

De propriedade de uma das mais antigas famílias na cidade, a Baptista de Magalhães, ainda pertence aos seus descendentes. Atualmente, a fazenda possui bem menos que as 1000 tarefas originais, e que foram distribuídas, por herança, aos 13 filhos do casal Possidônio Costa e Souza e Laudelina Magalhães Costa.

A fazenda possui uma bonita sede que mantém em excelente estado de conservação as características arquitetônicas do Brasil Colonial. Nela, ao longo da sua história, já teve várias atividades, mas inicialmente a sua principal exploração foi da cana-de-açúcar.  Ainda hoje é possível encontrar nela ruínas e utensílios do antigo engenho-de-açúcar, como um grande tacho.

Com o passar do tempo, sua atividade voltou-se para a produção de leite e à engorda de gado de corte. Atualmente, vem sendo utilizada na criação de cavalos da raça Campolina. Dotada de uma excelente infraestrutura, possui pastagens de boa qualidade, aguadas perenes, embarcadouro, piquetes para equinos, curral, cochos, bebedouros, selaria, depósito para ração, baias, deck, mirante e, inclusive, uma clínica veterinária equipada para transferência de embriões.

Mais um belíssimo patrimônio arquitetônico que guarda em si muito da História cruzalmense.

EDISANDRO BARBOSA BINGRE – Escritor, poeta, pesquisador memorialista e criador do site Almanaque Cruzalmense.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo