
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) foram diagnosticadas em 139 pessoas no carnaval de Salvador, da quinta-feira (17) à segunda (20). Mesmo sendo parcial, o balanço registra uma queda acentuada em comparação com 2020, última folia.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cerca de mil testes rápidos foram feitos. Do total de 139 diagnósticos, 20 foram positivos para HIV, 108 para sífilis e 5 para hepatite B e 6 para o tipo C da hepatite.
Em comparação com o carnaval de 2020 houve uma diminuição nos diagnósticos de todas as infecções.
● Hepatite C: 15
Os testes podem ser feitos em qualquer módulo do projeto “Fique Sabendo”, que funcionam das 9h às 21h no Largo da Piedade, Circuito Osmar, e de 10h às 22h na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra, no Circuito Dodô. No local, além dos testes, são distribuídos preservativos e lubrificantes em gel.
Profissionais multidisciplinares estão nos postos para fazer o acolhimento dos pacientes, e orientação das pessoas que tiverem resultados reagentes para a doença. Além disso, a rede dos Serviços de Atendimento Especializados, vão oferecer o tratamento necessário aos pacientes.
Por G1