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Secretário da Administração e coordenação do Planserv se reúnem

com líderes sindicais para aprimorar atendimento de saúde dos servidores públicos 


Líderes sindicais e representantes de classe dos servidores públicos da Bahia se reuniram, nesta quinta-feira (10), com o secretário da administração, Edelvino Góes, e com a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito. Na reunião, os sindicalistas fizeram propostas para aprimorar o atendimento da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Planserv). A gestão da pasta apresentou os números de atendimento do plano e falou sobre o processo de modernização do Planserv, inclusive com lançamento do novo aplicativo, que vai aprimorar a prestação de serviço para os usuários.    

A reunião foi realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e contou com a presença dos principais líderes sindicais dos servidores públicos da Bahia. Participaram do encontro: Eustácio Lopes, presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Ivanilda Brito, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Marinalva Nunes, coordenadora da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab).  

Também estiveram presentes na reunião: Rui Oliveira, coordenador-geral da Associação dos Professores Licenciados do Brasil (APLB – Sindicato), Maria José, diretora do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud), além de Firmino Oliveira e Daiana Alcântara, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia, respectivamente diretores do Sintest da Uneb e Uesb. 

O Planserv tem uma previsão orçamentária de R$ 2 bilhões este ano, para atender uma carteira de cerca de 500 mil beneficiários em todo o estado. A Assistência à Saúde dos servidores do estado autoriza, em média, a realização de 30 mil consultas, exames e procedimentos por dia. No último semestre, o plano cobriu mais de 250 mil internações e atendimentos de emergência de saúde, além de 452 mil exames de imagem e 5,8 milhões de exames laboratoriais realizados. 

A gestão do Planserv falou também sobre o lançamento de novo aplicativo, que vai possuir diversas funcionalidades como os processos de autorização dos procedimentos com seus respectivos protocolos, além das consultas de rede. 

Os representantes de classe falaram da necessidade de melhorias no atendimento, sobretudo no interior do estado. Também destacaram a importância do aprimoramento do atendimento nas emergências na capital. A coordenadora do Planserv explicou que a rede de hospitais credenciados ao plano está funcionando de forma regular. No entanto, algumas unidades estão enfrentando problemas de superlotação por causa da grande incidência de síndromes respiratórias, características dessa época do ano.   

Socorro Brito acrescentou que unidades como Hospital Português e Santa Izabel estão com credenciamento regular, mas o Hospital da Bahia está passando por uma reforma, o que impacta no atendimento. No entanto, a gestora ressaltou que o Planserv possui uma ampla rede credenciada, que inclui outras opções de grandes hospitais como Prohope, Agenor Paiva e Hospital da Cidade.  

Outra queixa dos representantes de classes diz respeito à demora no atendimento às determinações judiciais. A coordenadora do Planserv explicou que o plano possui estrutura para tratar esse tipo de demanda, com canais de atendimento como call center e a ouvidoria. Brito acrescentou que os casos concretos são tratados de forma individualizada.  

 A reunião foi encerrada com um consenso entre os participantes. Tanto representantes do governo do estado como líderes sindicais concordaram que o Planserv precisa estreitar o relacionamento com seu beneficiário, aprimorar a comunicação como, por exemplo, o retorno dos boletins informativos do plano. Os presentes também concordaram que é necessário aumentar o grau de resolutividade dos registros feitos pelos usuários no call center e na ouvidoria.

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