Estado arrecada R$ 1,7 milhão com projeto
de mídia externa digital nos postos SAC
Resultado coincide com fase de expansão do Sacada, que começa a ser adotado por órgãos públicos como veículo de comunicação com o servidor
O governo baiano já arrecadou mais de R$ 1,7 milhão com a venda de anúncios publicitários do Sacada, o projeto de mídia externa digital que atinge mais de 900 mil pessoas por mês por meio de aparelhos de TV instalados na recepção dos postos SAC em todo o Estado. O alcance da marca coincide com um momento de expansão do projeto, que pela primeira vez está ultrapassando os limites dos espaços da Rede SAC para chegar também a ambientes de circulação de prédios públicos, graças a um projeto piloto desenvolvido na Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).
Desde o último mês de maio – quando a Saeb completou 40 anos -, os seus mais de 1.200 trabalhadores passaram a acompanhar diariamente os conteúdos audiovisuais do Sacada. Nos monitores instalados em pontos estratégicos do órgão, as equipes acompanham tanto conteúdos informativos sobre rotinas, ações e projetos da própria Saeb quanto anúncios publicitários de produtos e serviços de áreas como saúde, entretenimento, educação e comércio oferecidos pelas 64 empresas que integram a carteira de clientes do Sacada.
A programação da Saeb é semelhante à transmitida de forma ininterrupta nos monitores instalados nas recepções de 35 postos SAC e na unidade central do SineBahia, situados em 24 municípios da capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior do Estado. A diferença fica por conta da seleção das informações de cunho institucional. Nas salas de espera da Rede SAC, o conteúdo é voltado para temas de interesse do cidadão em geral, enquanto na Saeb o foco é na comunicação com o servidor.
Coordenadora do Sacada pela Saeb, a produtora Mariana Santana conta que a iniciativa vem despertando o interesse de outros órgãos públicos estaduais, a exemplo da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que já iniciou os trâmites para aderir ao projeto. “As unidades podem encontrar no Sacada uma alternativa moderna e eficaz para fortalecer a sua comunicação interna, proporcionando um maior alcance para a divulgação dos seus conteúdos”, explica Mariana.
Reconhecimento – Iniciativa da própria Saeb em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), o projeto Sacada foi lançado em 2018 e desde então tem obtido reconhecimento nacional de instituições como a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) que em 2019 destacou o projeto como um dos finalistas do Concurso Inovação no Setor Público.
Um dos pontos altos da iniciativa consiste na possibilidade de conciliar difusão de informações úteis para a população – sobre temas como o andamento de concursos e os serviços oferecidos pelo Estado – com a geração de receita para os cofres públicos. Antes da criação do projeto, a produção do conteúdo exibido nas salas de espera da Rede SAC gerava despesas para o Estado. Com o Sacada, os recursos obtidos com a comercialização de espaços publicitários passaram a ser revertidos na manutenção dos postos SAC.
Em tempo: as empresas interessadas em anunciar nos espaços publicitários do Sacada devem entrar em contato com a Diretoria de Marketing e Captação do Irdeb por meio dos telefones (71) 3116-7329 e (71) 3116-7461 ou pelo e-mail [email protected].