O governador Jerônimo Rodrigues (PT) está reunido com lideranças de todos os partidos de sua base aliada, na manhã deste sábado, 2, com o objetivo de começar a definir as estratégias do grupo governista para as eleições municipais de 2024. Nomes de candidatos, porém, só devem ser definidos em encontros futuros do conselho político.
Além da federação “Brasil da Esperança”, composta por PT, PCdoB e PV, estarão presentes no conselho político líderes de outros 10 partidos: MDB, PSB, PSD, Avante, Solidariedade, Podemos, Patriota, PP, Rede e PSOL.
O PP não integra formalmente a base do governo Jerônimo Rodrigues. Entretanto, os parlamentares do partido na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) compõem a bancada governista na Casa. Por esse motivo, a legenda estará representada no conselho político pelo deputado estadual Niltinho (PP).
Em situação semelhante estão Rede e PSOL, que também formam uma união. As legendas são divididas quanto a participar da base governista, incluindo com uma posição de independência crítica do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), único representante da federação na ALBA. Mesmo assim, ambas as siglas devem enviar seus presidentes estaduais: Diego Cunha (Rede) e Elze Fachinetti (PSOL).
Para os próximos encontros, o Cidadania também é aguardado. Entretanto, neste momento, a legenda passa por um momento de rediscussão de seus líderes e posicionamentos, ficando de fora do primeiro conselho político visando 2024.
Consultado pelo BNews, o secretário estadual Luiz Carlos Caetano (PT), das Relações Institucionais, afirmou que é improvável que o nome do governo estadual para Salvador seja definido já na primeira reunião. A tendência é que, inicialmente, a base aliada foque nas estratégias eleitorais e nos critérios de escolha de candidatos, não apenas para a capital, mas para todos os municípios baianos.
“Amanhã, é a reunião esperada do conselho. Obviamente, vamos fazer uma avaliação geral da política no estado e, consequentemente, cenários para 2024”, contou o secretário estadual.
“Não tem nada acertado para definir nome amanhã. Seja Salvador ou qualquer município. O objetivo principal é definir a estratégia geral para as próximas eleições. Vamos definir critérios e estratégia, tanto governamental quanto política”, complementou Luiz Caetano.
Em suas reuniões, que ainda não se sabe quantas serão, o conselho político de Jerônimo deve tomar decisões importantes nas próximas semanas. O grupo está dividido entre pré-candidatos diferentes em diversas cidades baianas, como Alagoinhas, Vitória da Conquista e Juazeiro.
Em Salvador, os pré-candidatos são muitos: a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB); os deputados federais Antonio Brito (PSD) e Lídice da Mata (PSB); o vereador Sílvio Humberto (PSB); além dos considerados favoritos Geraldo Júnior (MDB), vice-governador do estado; e Robinson Almeida (PT), deputado estadual indicado pelo partido do governador Jerônimo.
O presidente da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), José Trindade (PSB), também chegou a ser listado entre os favoritos, mas acabou desistindo da candidatura nesta sexta-feira (1°).
Por BNews