DestaqueEducaçãoNotíciasPolíticaRegião

Jerônimo Rodrigues prestigia transmissão de cargo da nova reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Georgina Gonçalves fará a gestão da UFRB durante quadriênio 2023-2027.

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta quinta-feira (14), em Cruz das Almas, da cerimônia de transmissão de cargo da nova reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a professora Georgina Gonçalves dos Santos, que assume a gestão da instituição de ensino superior no lugar do professor Fábio Josué Souza, que se torna vice-reitor.

Georgina é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris, na França, e professora dos Programas de Pós-graduação de Ensinos Interdisciplinares sobre universidades, da Ufba, e de Políticas Sociais e Território, da UFRB. A educadora foi nomeada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em agosto deste ano, após o Conselho Universitário da UFRB indicá-la para comandar a instituição durante o quadriênio 2023-2027.

Na cerimônia, o governador destacou a parceria da UFRB com o Estado da Bahia. “Minha presença aqui é para trazer um abraço do povo baiano à democracia brasileira, à UFRB, à professora Georgina e ao professor Fábio e, naturalmente, o sinal de que temos todo o interesse de continuar tendo a UFRB como parceira do Estado, na formação profissional e na construção de políticas públicas. O Recôncavo e a Bahia se desenvolveram bastante com a UFRB, que tem uma marca forte de inclusão dos povos tradicionais, quilombolas, do povo preto desse estado e de outros estados que vêm estudar aqui”, afirmou Jerônimo.

Fotos: Diego Azevedo e Fernanda Souza

De acordo com a nova reitora, “esse é um momento de esperança, de concretização de desejos da comunidade e de muitos desafios. E o primeiro deles é confirmar o nosso compromisso com o povo da Bahia e com o povo brasileiro, compromisso de enfrentamento às desigualdades, à injustiça social, a toda a forma de preconceito. A nossa disposição é produzir e preservar conhecimento, construir, transformar e reproduzir o conhecimento, e temos a certeza e alegria de saber que o projeto do Governo do Estado se identifica com o projeto da UFRB”, ressaltou Georgina Gonçalves.

A Universidade do Recôncavo da Bahia foi criada em 2005 e, atualmente, oferta 61 cursos de graduação e 40 de pós-graduação a quase 16 mil estudantes espalhados por campus instalados nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus e São Félix.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo