BrasilEducaçãoNotíciasTecnologia

Nas redes sociais, dicas ajudam estudantes a melhorar redação do Enem 2023

A série “Foco na Redação”, com vídeos disponíveis nas redes sociais do Sistema Positivo de Ensino traz dicas sobre a redação para estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. Com o especialista da marca falando sobre aspectos específicos da edição, os vídeos trazem dicas práticas e explicam que fornecem orientações para melhorar o desempenho nos diferentes quesitos avaliados no exame, bem como temas quentes que podem ser o foco da redação de 2023.

Para o avaliador de Língua Portuguesa e Redação do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, conheça bem a estrutura do texto solicitado é uma forma estratégica de garantir boa nota nessa parte da prova. “A redação do Enem, especificamente, tem cinco competências a serem avaliadas pela banca examinadora. Saber trabalhar com essas cinco competências já é um ótimo começo, mas há outras dicas que podem contribuir para que o resultado seja ainda melhor”, afirma.

As cinco competências básicas são seguir a norma padrão da Língua Portuguesa, escrever um texto dissertativo-argumentativo, usar boa argumentação, ter coesão textual e apresentar uma proposta de solução para uma situação-problema que respeite os direitos humanos. Além de compreender o que significa cada uma delas, o estudante também precisa ter reunido um bom repertório sociocultural para que possa trazer para a redação reflexões e debates que realmente sejam válidos diante da realidade brasileira. “O Enem tem, historicamente, trouxe temas que levantam discussões sobre problemas reais enfrentados pelo país. Então o candidato deve estar preparado para falar sobre os mais diversos assuntos, nesse sentido”, ressalta o especialista.

Os vídeos com dicas para a redação do Enem 2023 estão disponíveis nas redes sociais do Sistema Positivo de Ensino. Para acessar, basta clicar  aqui .

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema educacional ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são oferecidas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focado em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas específicos às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências externas à educação.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo