BrasilDestaqueNotíciasPolítica

Lula indica Flávio Dino ao STF e Paulo Gonet à PGR

Dino é ministro da Justiça e sub-procurador da República.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhou, nesta segunda-feira, 27 de novembro, ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, as indicações de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República.

Tanto Dino quanto Gonet já tidos como “candidatos” desde a abertura das vagas, no mês de setembro. Os dois passaram a ser vistos como favoritos para os postos.

Agora, as duas indicações serão enviadas ao Senado e devem seguir rito parecido.

Os dois passarão por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que também vota as indicações.

Para serem aprovados, os nomes têm que alcançar pelo menos 41 votos “sim” no plenário do Senado. Se aprovados, caberá ao STF e à PGR definir a data das posses dos dois.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o senador Jaques Wagner, despontam como favoritos para assumir a pasta. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

De acordo com a coluna, a nomeação de Tebet para o cargo ajudaria Lula a tranquilizar a contrariedade que deve surgir por não indicar uma mulher para o STF. No entanto, Tebet teria concorrentes para a disputa pelo Ministério.

Um deles é o advogado Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, que conta com apoio expressivo no PT. Outra possibilidade é a nomeação do atual advogado-geral da União, Jorge Messias, que foi cotado ao STF.

Além disso, os nomes do secretário-geral da pasta, Ricardo Capelli, e do líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT), têm sido ventilados para a serem substituição natural de Dino.

Por Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo