DestaqueNotíciasPolíciaRegião

Opinião: tentativa de homicídio de palhaço em Cruz das Almas abala imagem de Ednaldo Ribeiro em ano eleitoral

Ednaldo Ribeiro (Republicanos) deu o primeiro passo em 2024 com o pé esquerdo, embora tentasse começar o ano de eleições municipais em grande estilo.

As primeiras horas do ano fazia crer que Ednaldo possuía a “faca e o queijo na mão” para buscar a reeleição. Além das obras entregues em 2023 e anunciadas para 2024, uma festa da virada para os munícipes que não viajaram era o pano de fundo ideal que coroaria uma gestão interessada em agradar o povo, que teima em entender o verdadeiro papel do prefeito.

Como este texto não tem intenção de refletir sobre a existência da política “pão e circo” no interior da Bahia nem de como esta estratégia influencia o voto, convido para que avancemos no tempo, para as horas seguintes de 2024.

Balde de água fria

Menos de 20 horas após a chegada de 2024, uma bomba caiu no colo de Ednaldo Ribeiro: a tentativa de homicídio do palhaço Treco-Treco durante um assalto, nas proximidades do circo itinerante Arenna Circus, na Avenida Getúlio Vargas.

O crime choca, quebra a tranquilidade e põe Cruz das Almas negativamente nas páginas dos jornais de toda a Bahia. O caso foi potencializado na mídia porque o palhaço Treco-Treco, que é interpretado pelo artista Lázaro Roberto Silveira, é próximo da cantora Simony, que denunciou a violência da cidade, a demora de atendimento e o estado de saúde do amigo.

Simony, que tem mais de 2,5 milhões de seguidores no Instagram, expôs Ednaldo Ribeiro e a secretária municipal de Saúde, Kaliane Ferreira, às críticas. Ambos tiveram suas imagens vinculadas ao gosto excessivo por festas e à omissão de atendimento. A suposta alegria em ver a população distraída e contente com a música e a queima de fogos desceu pelo ralo.

De acordo com a cantora, Lázaro passou mais de três horas internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz das Almas, sem ter uma ambulância à disposição para a transferência a um hospital de maior porte.

O caso foi resolvido após o apelo midiático. Lázaro foi transferido ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e passa bem.

Para piorar a situação de Ednaldo, Simony não poupou elogios a Genival Deolino, prefeito de Santo Antônio de Jesus. Ambos os trabalhos foram comparados e julgados. Um se saiu bem e outro muito mal, na avaliação da cantora.

Silêncio aflito

Numa jogada que julgo desesperada, Ednaldo Ribeiro poderia ter culpado o governo estadual, tanto pela falta de segurança quanto pela suposta demora no atendimento conjunto com outra unidade hospitalar.

No entanto, a enxurrada de condenações virtuais fez com que o gestor preferisse o silêncio. Esta tática pode ter sido adotada para dar uma reposta controlada que não causasse ruídos comunicacionais e contornasse a situação.

Oficialmente, a resposta veio na tarde de terça-feira, 2, através da assessoria da Prefeitura de Cruz das Almas, na qual afirmava que a “ambulância utilizada para a transferência do palhaço baleado era de Cruz das Almas” e que o “procedimento ocorreu dentro da normalidade, com agilidade e não houve nenhum tipo negligência”.

Abalo e eleições

Restou a Ednaldo apenas a contenção dos danos. A imagem positiva foi abalada. Fora dos limites territoriais de Cruz das Almas, paira sobre a figura dele a suspeição de ser um político pouco eficiente, que não sabe escolher uma boa equipe e que está mais interessado em entregar festas do que qualquer outra atividade benéfica ao município. Há quem diga que este também pode ser o sentimento interno.

Tudo isso acontece em ano eleitoral. Ano em que seus opositores seguem com pré-candidaturas ativas, conquistando novos correligionários e não descartando a união de forças para derrota-lo.

Se 2024 não se apresentou da melhor forma possível até agora para Ednaldo, resta-lhe o tempo. Os meses seguintes poderão abafar a crise de imagem que se instalou nos últimos dias.

Por Leonardo Gonçalves

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo