DestaqueNotíciasSaúde

Dois municípios do Recôncavo da Bahia recebem doses da vacina contra a dengue

Informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde.

Os municípios de Santo Amaro e Saubara serão os primeiros do Recôncavo da Bahia a receberem doses da vacina contra a dengue. O imunizante chegará a partir de fevereiro e será distribuído via Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, estas duas cidades compõem áreas consideradas endêmicas para a doença.

Além de Santo Amaro e Saubara, outros 519 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, foram selecionados para começarem a imunização.  A medida que mais imunizantes forem comprados, mais cidades também receberão a cobertura vacinal.

Quem será vacinado

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, compõem o público-alvo da imunização. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada.

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Pioneirismo

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público. A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao SUS em dezembro do ano passado, após análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

Com trechos retirados da matéria da Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo