Um leitor do Bahia Recôncavo entrou em contato para denunciar um depósito irregular de caixas de bebidas com garrafas vazias da cervejaria Brahma (Ambev), no Parque Santa Cruz, em Cruz das Almas. De acordo com a reclamação, os materiais causaram uma infestação de mosquitos Aedes aegypti, que é o vetor de transmissão da dengue. O caso foi intensificado devido às fortes chuvas que caíram no município no início do mês.
Ainda conforme o leitor, que manteve a condição anônima, a água das chuvas entrou nas garrafas vazias e ficou parada. O local passou a abrigar a reprodução dos mosquitos, causando infestação nas casas vizinhas.
“O depósito está cheio de caixas com garrafas abertas de boca para cima e enchendo de água da chuva, estamos vivendo de repelente e sem dormir por causa de tanta muriçoca, tanto de dia quanto de noite”, explica.
Surto de dengue
O Brasil enfrenta um surto de dengue, tendo registrado mais de meio milhão de casos prováveis e 75 mortes por conta da doença apenas este ano. Em comparação ao mesmo período de 2023, este surto é quatro vezes maior.
A principal forma de prevenir a dengue é diminuir a infestação do Aedes aegypti, eliminando os criadouros do mosquito sempre que possível. Confira abaixo algumas dicas que podem ser úteis:
- Manter reservatórios ou caixas d’água cobertos com tampas, telas ou capas, impedindo que o mosquito Aedes aegypti deposite neles seus ovos;
- Evitar água parada em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas;
- Realizar a limpeza regular de reservatórios.