BrasilNotíciasSaúde

Ninfoplastia: por que cada vez mais mulheres estão buscando a cirurgia plástica na região íntima?

De acordo com o especialista, além das razões estéticas, questões de higiene e saúde também estão envolvidas.

Ninfoplastia é um procedimento cirúrgico de redução dos lábios menores da vulva, também conhecidos como ninfas. Mas apesar de estarmos na era da desconstrução dos padrões de beleza e da aceitação do próprio corpo, por que cada vez mais mulheres estão optando pelo procedimento? De acordo com o cirurgião Ícaro Samuel são duas as principais razões.

“A primeira delas, sim, é por desconforto estético, que afeta a autoestima. A cirurgia proporciona uma melhora significativa na confiança e satisfação com o próprio corpo, mas é importante ressaltar que padrões de beleza variam amplamente e a decisão de realizar uma ninfoplastia deve ser baseada nas necessidades e desejos pessoais”, explica o especialista que é referência no Brasil e atende pacientes do mundo todo.

Além das razões estéticas, algumas mulheres consideram a ninfoplastia para aliviar desconfortos físicos nas relações sexuais, irritação ou até dor na prática de atividades físicas. Outras ainda buscam a cirurgia plástica por questões de saúde e higiene íntima. “Quando a mulher tem os lábios grandes, isso dificulta higienizar a região, provoca acúmulo de secreções e urina, e algumas têm infecções constantes por causa disso, como por exemplo, a candidíase”, conta Samuel.

 

Como funciona

A ninfoplastia é realizada com anestesia, o que permite que a paciente durma ao longo do procedimento. Em alguns casos, pode ser usada somente a local, mas sempre com sedação.

Na cirurgia, o médico retira parte dos pequenos lábios e reconstrói as estruturas. Os pontos são absorvíveis, ou seja, não é necessário retirá-los depois. As cicatrizes são pequenas e muito discretas, imperceptíveis aos olhos de outra pessoa. O procedimento dura em torno de 1 hora e, quase sempre, por ser simples e de pequeno porte, a paciente tem alta no mesmo dia.

 

Pós-operatório

Como qualquer outra cirurgia é necessário repouso na primeira semana e manchas roxas podem aparecer na região nesse período. Esforço físico ou longas caminhadas devem aguardar 3 semanas, já quem trabalha sentada e não realiza muito esforço, pode retomar após 1 semana. Em ambos os casos, a utilização de roupas leves está recomendada.

A vida sexual está liberada entre 30 e 45 dias, devido à cicatrização e sensibilidade. Também é recomendado que a paciente não menstrue nos primeiros 30 dias, para não atrapalhar o processo de cicatrização e sempre que for ao banheiro, deverá fazer a higienização com água e sabonete neutro.

“A ninfoplastia hoje é uma opção excelente para algumas mulheres, seja para melhorar a autoestima ou para aliviar desconfortos físicos. No entanto, essa decisão deve ser avaliada com um profissional de saúde qualificado porque, como toda cirurgia, envolve riscos e complicações. Buscar orientação médica de um cirurgião plástico experiente é essencial para alinhar riscos e benefícios do procedimento”, alerta Ícaro Samuel, que tem o maior canal de cirurgia plástica no YouTube do Brasil.

 

 

Sobre o especialista – Ícaro Samuel: Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgiões Plásticos (BAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS). CRM – 003697/TO.

Referência em prótese de silicone de recuperação rápida (R24R) e Lipo HD de alta definição. Especialista em esculpir corpos. Criador e influenciador do método Dream Day, que tem o objetivo de fazer com que a cirurgia plástica seja um verdadeiro sonho desde o primeiro contato com a clínica. Já fez mais de 5 mil procedimentos (ou sonhos realizados). Escritor do livro: Ame-se! Você em primeiro lugar. Palestrante reconhecido no Brasil e no exterior.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo