A Fam Cruz retoma os ensaios para a temporada 2024 neste mês de março. A preparação acontece no Colégio Cendec, em Cruz das Almas, todas às terças e quintas-feiras, a partir das 18 horas. Com aulas de sopro, percussão e dança, a fanfarra vem se preparando para participar do Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras da Bahia.
Trazendo temas emblemáticos para o cenário da cultura, como Egito Antigo, o Universo das Cores e, o último apresentado em 2023, Tempo, a fanfarra promete uma roupagem totalmente nova em 2024. Silvanei Almeida, coreógrafo da banda há 15 anos, afirma que nada feito nos últimos anos vai ser repetido novamente.
“A população deve esperar tudo de melhor. Você, jovem, adolescente, que quer aprender a dançar, tocar instrumentos, venha para Fam Cruz. Não só pegamos quem já saiba, o nosso intuito maior é ensinar as pessoas a fazer algo.”, declarou Silvanei.
Adolescentes e jovens de todas as idades têm tido suas vidas transformadas pelo grupo. Desenvolvendo um trabalho de levar a cultura para os diversos lugares, a Fam Cruz tira diariamente jovens negros e periféricos da invisibilidade e discriminação da sociedade, para fazer que esses lutem e sejam o centro da cultura cruzalmense. Albino Santana está na banda há 9 anos e hoje ocupa o cargo de comandante-mor. Ele teve sua vida mudada pelo grupo.
“Eu, como negro, periférico e gay, fui acolhido muito bem em um espaço cultural e cheio de pessoas maravilhosas, a minha entrada no grupo foi surreal.”
As matrículas já estão abertas para as aulas gratuitas do grupo. Os interessados devem levar RG e comprovante de residência nos dias de ensaios. Aqueles que forem menores de idade precisam estarem acompanhados dos pais ou responsáveis. Mais informações entre em contato através do seguinte número: (75) 98323-6416.
Por Gabriel Silva