Esta terça-feira, 23, é Dia Mundial do Livro e do Direito dos Autor. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em1995, devido ao falecimento de William Shakespeare e Miguel de Cervantes, ambos em 1616. O intuito, conforme a organização internacional, é de incentivar à leitura e homenagear grandes escritores.
Nessa perspectiva, o site Almanaque Cruzalmense, que reúne curiosidades e a história de Cruz das Almas, trouxe a história do professor Fernando Floriano Rocha.
Carinhosamente conhecido como Pituca, Fernando Floriano Rocha foi um professor, político, radialista, escritor e jornalista cruzalmense. Cursou a licenciatura em Geografia; tornou-se professor; foi diretor do antigo Colégio Estadual Alberto Torres (atual CETEP II); lecionou, também, no Colégio Cruz das Almas e na Universidade Federal da Bahia (UFBa).
Fernando Floriano Rocha foi autor de livros na área de Estudos Sociais. Seus escritos têm extrema importância para a educação brasileira tendo sido, inclusive, adotados em escolas de toda a Bahia na década de 60.
Ainda conforme o Almanaque Cruzalmense, ele também foi o responsável por escrever o primeiro livro didático de capa colorida publicado em Cruz das Almas.
Além da sala de aula
Pituca fundou, foi diretor e redator dos históricos jornais de Cruz das Almas “O Torreano” e “Jornal do Planalto”. Além disso, foi radialista e presidente da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.
Esta matéria foi produzida com informações do site https://almanaquecruzalmense.com.br/.