Você já se perguntou por que o feriado de Corpus Christi está sendo comemorado hoje, quinta-feira, 30, e não em junho, como no ano passado? A explicação para isso é a mobilidade das datas religiosas litúrgicas da Igreja Católica. De acordo com a religião, Corpus Christi será sempre celebrado 60 dias após a Páscoa. A única certeza definitiva é que será numa quinta-feira. Em outras palavras, tudo depende em que data a Semana Santa irá cair.
O dia de Corpus Christi foi instituído pelas igrejas Católica e Anglicana com intuito de dar resposta de fé e de culto a controvérsias e heresias (que são ideias rejeitadas pela igreja) acerca do mistério da presença real de Cristo na Eucaristia.
No vídeo abaixo, o padre Josileudo Queiroz, que é doutor e advogado canônico e possui mais de 1,3 milhões de seguidores no Instagram, explica a mobilidade da data.
Corpus Christi no Recôncavo
O padre João Carlos dos Santos Pestana, natural de Maragojipe, no Recôncavo da Bahia, e pároco da paróquia São José Operário também fez explicações acerca da data religiosa durante entrevista na rádio Santa Cruz FM 87.9. Confira abaixo: