Tradicional Arraiá do Laranjinha acontece neste domingo e segunda-feira; conheça um pouco da história do Arraiá do Laranjinha
O tradicional Arraiá do Laranjinha acontecerá neste domingo (16), às 9h e segunda-feira (17), às 8h, na Praça Senador Themístocles em Cruz das Almas. Com o tema “Eita festa boa! É o Arraiá do Laranjinha”, os alunos da Rede Municipal de Ensino farão apresentações, mostrando a origem do São João de Cruz das Almas até os dias atuais.
Neste ano, para além da apresentação dos alunos, o Arraiá do Laranjinha contará com participações especiais das quadrilhas Amor Nordestino, Mistura Gostosa e Amantes do Forró. Os grupos Bom Viver, Melhor Idade e Melhores Amigos também estarão presentes na festa.
A Prefeitura Municipal disponibilizará ônibus nas comunidades para que a população se desloque até à Praça Senador Themístocles. Os ônibus estarão disponíveis a partir das 8h e das 13h.
História do Arraiá do Laranjinha
Em 1989, sob a gestão do prefeito Lourival José dos Santos, foi criado o “Arraiá do Laranjá”. O professor Mário Araújo dos Santos foi convidado à época para ser o diretor de Divulgação e Turismo da prefeitura, ele conta que a festa foi criada para que tivesse uma outra diversão para turistas e moradores da cidade.
“E no ano de 1989, quando eu fui convidado pelo então prefeito Lourival José dos Santos, ele idealizou que nós, no São João, não tivéssemos apenas queima de espadas. Que tivesse um outro atrativo, não só para os moradores, mas também para os visitantes”, diz o professor Mário.
Como o “Arraiá do Laranjá” tinha a intenção de atrair os adultos, Mário sugeriu a Secretária de Educação, Paulina Teixeira dos Santos, que realizasse o Arraiá do Laranjinha. Essa festa envolveria as escolas do município e seria um momento pedagógico e descontraído para as crianças e adolescentes.
“Como ‘Arraiá do Laranjá’ era para os adultos, conversei com a professora Paulina que de forma pedagógica pudesse fazer o Arraiá do Laranjinha envolvendo todas as escolas da rede municipal. A professora Paulina, embora seja evangélica, topou e fez pedagogicamente, como acontece até hoje”, diz.
O interessante do tradicional Arraiá do Laranjinha é que ele permanece até hoje com o mesmo nome e atraindo para aquele momento inúmeros pais, crianças, professores e trazendo para os festejos juninos de Cruz das Almas um momento a mais de recreação e lazer.
Com informações da ASCOM-Prefeitura de Cruz das Almas
Por Emerson Gesteira