
Os professores da rede municipal de ensino de Cruz das Almas não receberam o pagamento do adicional de 1/3 de férias. O montante deveria ser depositado na conta dos profissionais até esta sexta-feira, 10. De acordo com a Prefeitura, o atraso ocorre devido a questões burocráticas. A nova promessa é que os pagamentos sejam depositados na próxima semana.
Na quinta-feira, 9, véspera da data limite do pagamento, a Associação dos/as Professores/as Licenciados/as do Brasil (APLB/Cruz das Almas) divulgou uma nota cobrando o cumprimento da Lei Municipal n° 2173/2011, que garante a todo professor da rede municipal um adicional sobre as férias que deve incidir sobre o período total de 45 dias de descanso.
Na ocasião, ainda em nota, a APLB disse que a Secretaria de Administração já havia programado o repasse e que estaria vigilante para que a lei seja cumprida.
Atraso e justificativa
No entanto, a expectativa foi frustrada já na manhã desta sexta-feira, 10, com um comunicado direcionado aos profissionais. Segundo o informe divulgado pela Prefeitura, os professores não receberiam o adicional 1/3 das férias “devido a ajustes burocráticos no banco, comuns no início de uma nova gestão”, com isso o pagamento foi “reprogramado para a próxima semana”.
Apesar de sinalizar o compromisso com os professores, uma data não foi estabelecida.