Um homem de 72 anos, identificado como Damião José dos Santos, foi reanimado após ter o óbito constatado por dois médicos. O caso aconteceu na quarta-feira (13) no Hospital de Base de Itabuna.
De acordo com informações do hospital, o idoso estava internado há uma semana na unidade com quadro de pneumonia que se agravou com o passar dos dias. Ainda segundo informações, Damião ficou cerca de uma hora sem sinais vitais. Técnicas de reanimação foram feitas por 15 minutos, mas os profissionais não obtiveram sucesso.
A equipe funerária estava a caminho do hospital para buscar o corpo quando a equipe médica notou sinais vitais no homem. Imediatamente, os médicos retornaram as técnicas com o intuito de estabilizar o paciente.
Em nota, o Hospital de Base de Itabuna informou que não foi constatada nenhuma falha ética ou técnica da equipe plantonista. Conforme o comunicado, casos como esse já foram registrados, apesar de serem raros.
O advogado Daniel Oliveira, sobrinho de Damião, contou à TV Bahia que um grupo orou pela vida do homem no hospital pouco antes da reanimação.
Damião segue internado no hospital e o estado de saúde dele ainda é considerado delicado.





