A Polícia Federal (PF) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã desta terça-feira (25) a Operação Gênesis. A ação é responsável por investigar uma suspeita de esquema de fraude em licitação, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro em contratos ligados à prefeitura de Itacaré, no litoral sul da Bahia.
Além de Itacaré, 30 mandados de busca e apreensão são cumpridos em Itabuna, Itajuípe, Ilhéus, Ubaitaba, Jequié e em Cachoeira do Itapemirim (ES).
Segundo a PF, o grupo atuou nas prefeituras entre 2018 e 2024. Duas empresas, registradas em nome de laranjas e sem estrutura para executar contratos de grande porte, receberam mais de R$ 30 milhões. De acordo com as investigações, parte desse dinheiro foi desviado por agentes públicos.
A Justiça Federal determinou ainda o afastamento cautelar de sete agentes públicos e autorizou o sequestro de bens dos investigados.
Nesta fase da operação, os agentes buscam coletar provas sobre o funcionamento do esquema e o envolvimento de cada investigado.





