DestaqueNotícias

Caravana da Citricultura do Recôncavo alerta produtores sobre pragas que ameaçam lavouras

A primeira Caravana da Citricultura do Recôncavo será realizada na próxima segunda-feira (8), a partir das 8h30, no IF Baiano, no município de Governador Mangabeira. A iniciativa tem como objetivo conscientizar produtores, estudantes e a população sobre os riscos de pragas que ameaçam a produção de citrus na região.

De acordo com o gerente vegetal da ADAB no Recôncavo, Jaylson Araújo, o encontro busca alertar para o avanço do cranco cítrico e do HLB (Huanglongbing), considerados grandes ameaças para a citricultura.

“São duas pragas que podem trazer um problema social muito grande, porque onde se instalam, praticamente dizimam as lavouras. Como o Recôncavo hoje tem sua produção fortemente baseada em citrus, esse é um tema emblemático e necessário para discussão”, destacou.

A caravana contará com a participação de diversas instituições, como a Embrapa, a UFRB, a Agrovida, além das secretarias municipais de Agricultura das cidades envolvidas e do próprio IF Baiano.

As atividades incluem palestras e orientações técnicas, que fazem parte de uma ação de educação sanitária. O público-alvo engloba agricultores, comerciantes que atuam na cadeia produtiva, empresas exportadoras, além de estudantes da rede estadual de ensino.

A expectativa é que a iniciativa fortaleça a prevenção e o combate às pragas, contribuindo para a proteção da citricultura — uma das principais bases econômicas do Recôncavo baiano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo