Nesta terça-feira (25), o programa Microfone Aberto transmitido pela rádio Santa Cruz FM, 87.9, apresentado pelo radialista Leônidas Rodrigues, entrevistou Lita Passo e Hermes Peixoto.
Angelita de Almeida Passos, conhecida como Lita Passos, é comunicóloga, administradora, professora e poeta. Além disso, Lita é esposa do saudoso Luciano Passos e foi a coordenadora do lançamento desse livro inédito. Segundo ela, após 22 anos foi possível com muita luta a publicação dessa obra póstuma do seu falecido marido. Lita convidou toda população cruzalmense para acompanhar o lançamento do livro “Poesia Completa de Luciano Passos”, no canal da editora Mondrongo, que ocorreu nesta terça (25), no YouTube.
De acordo com a entrevistada, o lançamento desse livro significa a realização de um sonho sendo um grande presente. “É um momento de muita alegria e de muita emoção”.
A viúva do poeta salientou que devido ao contexto de pandemia, foi necessário utilizar as ferramentas digitais. Logo, a live de lançamento aconteceu no canal da editora Mondrongo, no YouTube. Assim também, ela destacou a importância dessa editora nesse projeto: “A Mondrongo apostou, acolheu, acreditou e confiou nesse projeto. A gente sabe que não é fácil publicar, especialmente, poesia.” Lita Passos complementou: “Então, nesse sentido, para mim é um momento de reconhecer a obra, reconhecer a importância da poesia de Luciano e reconhecer o cidadão que foi Luciano em Cruz das Almas”, destacou.
“Trazer esse livro hoje para mim, para meu filho Lucas e minha filha Bárbara, meus netos Lara e Benedicto é motivo de honra, de alegria e reconhecer a importância desse poeta para a cultura e para a arte”, enfatizou Lita.
Para Hermes Peixoto, escritor e amigo pessoal de Luciano, o poeta da família Passos foi um grande exemplo:
“Luciano foi para mim uma inspiração, uma amizade de infância e eu senti muito quando o perdi ele tinha 53 anos de idade. Deixando com seu falecimento um vazio muito grande na letra e na cultura”, explicou.
Assim, durante a entrevista Hermes contou um pouco sobre a importância de Lita para a poesia na vida de Luciano Passos. Segundo o entrevistado, Luciano só se tornou esse poeta após seu casamento com Lita:
“Aos 30 anos ele casou-se, ele era poeta e ela também, começou a surgir na vida dos dois a poesia de forma incrível, de uma forma avassaladora. Em 1985, Luciano lançou o primeiro livro “Casulo de vidro” e me convidou para escrever o prefácio, foi uma emoção muito grande”, destacou.
Para finalizar, Lita Passos, destacou as qualidades e o legado que seu falecido marido deixou para a humanidade:
“Luciano era uma pessoa humana. Ele amou, respeitou, compreendeu e partiu. O livro “Poesia Completa” tem uma grande importância para Cruz das Almas, para as escolas, para os jovens, para todos”.
Para finalizar, Hermes Peixoto, salientou que a poesia escrita por Luciano Passos, dentre outras coisas, demonstrava seu amor por Cruz das Almas e pela sua esposa.
“A poesia de Luciano é robusta, forte como um flamboyant e ao mesmo tempo leve e doce como uma fruta colhida no pé”.
Por Ivana Moreira
Um Comentário