AlimentosEstilo de vidaNotíciasSaúde

Conheça as chaves para um emagrecimento saudável

De acordo com Deise Doi, nutricionista e criadora do método de emagrecimento Metabolismo Magro, os alimentos funcionais desempenham um papel importante nessa jornada.

Quando se pensa em emagrecimento, soluções rápidas e dietas da moda estão cada vez mais presentes na sociedade. No entanto, é necessário entender a importância de adotar uma alimentação saudável e balanceada para alcançar e manter o peso desejado. 

Com uma combinação inteligente de escolhas alimentares nutritivas, controle das porções e um estilo de vida ativo, é possível conquistar não apenas a perda de peso, mas também melhorar a qualidade de vida, promover o bem-estar e alcançar um equilíbrio físico e mental duradouro. 

De acordo com Deise Doi, criadora do método de emagrecimento Metabolismo Magro, nutricionista pós-graduada em adequação nutricional e manutenção da homeostase e fundadora da Clínica de Injetáveis InjetSlim, o emagrecimento correto exige uma certa quantidade de macronutrientes diários, como proteínas, gorduras e carboidratos complexos. “Assim, se perde a gordura corporal, mas não o peso vindo dos músculos e do excesso de líquidos. Vale lembrar que é importante contar um aporte de vitaminas e minerais que atuam no ânimo, bem-estar, força muscular, imunidade, sono regular e funcionamento do intestino”, pontua. 

A busca incessante pela perda de peso rápida, focada exclusivamente em números na balança e não na diminuição da gordura, revela-se extremamente prejudicial. “Além de comprometer a saúde, essa abordagem resulta em sintomas como fadiga constante, sensação de preguiça, hipotiroidismo, insônia, perda de massa magra, baixa imunidade, queda de cabelo e, infelizmente, o retorno do peso perdido em um curto período de tempo. Portanto, uma abordagem equilibrada é a chave para alcançar um emagrecimento sustentável e preservar a saúde a longo prazo”, relata.

A especialista aponta algumas estratégias capazes de auxiliar na superação dos desafios emocionais que a busca pelo emagrecimento proporciona. “Primeiramente, é preciso aprender a comer apenas com fome de verdade, diminuindo a compulsão e parando de descontar as emoções na comida. Alguns detalhes da dieta são capazes de diminuir a fome e, simultaneamente, deve haver uma reprogramação da mente para não comer alimentos inapropriados ou guloseimas”, revela. 

Para a nutricionista, aproveitar esse momento de redução na fome será essencial para seguir as estratégias nutricionais e para o corpo entender que deve usar a gordura como energia. “Quando ensinamos nosso organismo a fazer essa queima constantemente, temos uma aceleração no metabolismo. Ter essa mentalidade aliada a estratégias mais efetivas, aumentam o controle emocional durante o processo de emagrecimento”, declara.

Deise acredita que a adesão aos alimentos funcionais têm um papel fundamental na jornada de emagrecimento saudável. “Esse tipo de alimento atua diretamente no organismo, oferecendo benefícios que vão além da busca por diminuição de peso, como no controle da fome, ansiedade, queda de cabelo, diminuição dos sinais de insônia, melhorias na imunidade, prevenção de doenças crônicas e neurológicas, além de retardarem o envelhecimento. Portanto, não devemos manter atenção apenas na quantidade de calorias perdidas, mas também na qualidade e funcionalidade dos alimentos consumidos”, finaliza.

Sobre Deise Doi

Palestrante e nutricionista com mais de 15 anos de experiência, pós-graduada em adequação nutricional e manutenção da homeostase. Fundadora da Clínica de Injetáveis InjetSlim e criadora do método de emagrecimento Metabolismo Magro, que abrange três elementos: perder a fome falsa, ter acesso às estratégias mais efetivas e acelerar o metabolismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo