Construtoras chinesas erguem na Bahia a Maior Ponte da América Latina, superando Rio-Niterói
A Bahia tem muito que comemorar neste momento! Está sendo planejada para o estado simplesmente a construção da maior ponte da América Latina, visando conectar o porto de Salvador à ilha de Itaparica, somando 12,4 quilômetros de extensão e integrando o Sistema Viário do Oeste. Este projeto é tão ambicioso que deve superar a Ponte Rio-Niterói, de 8,8 quilômetros, icônica para a história da Engenharia Brasileira.
Detalhes sobre a concessão do projeto da maior ponte da América Latina
A obra da Ponte Salvador-Itaparica é estimada entre R$ 9 bilhões e R$ 13 bilhões. A cobertura dessa quantidade será feita pela Parceria Público-Privada (PPP), com uma concessão projetada para abranger um período de 35 anos. São encarregadas pelo projeto as empresas CCCC (China Communications Construction Company) e a CRCC (China Railway 20 Bureau Group Corporation – vencedoras do leilão em 2019. Ambas vão liberar o consórcio de construção com uma participação de 50% cada, assim como o contrato assinado em 2020.
Existe uma discussão para que haja uma linha de financiamento de longo prazo com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com um montante mínimo de US$ 500 milhões para a primeira fase do projeto. Ao mesmo tempo, também para contribuir com o financiamento da ponte, o governo da Bahia conseguiu uma linha de crédito de US$ 150 milhões junto ao CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).
Desafios e Vantagens trazidas pela construção da Ponte Salvador-Itaparica
Claro que, com um projeto dessa envergadura, já era de se esperar que surgissem muitos desafios. Existe uma lista de desafios significativos para a obra da Ponte Salvador-Itaparica, desde a questão do financiamento à execução, envolvendo a participação de empresas chinesas e levando em conta o atual cenário das empreiteiras nacionais. Ademais, há de se considerar também os desafios logísticos e sanitários.
Porém, por outro lado, se tudo der certo, esse será um marco na infraestrutura da região. Ele pode gerar um impacto significativo no desenvolvimento econômico e na conectividade da Bahia. Projeta-se a geração de 7 mil empregos durante a construção, além de aproximadamente 100 mil postos de trabalho ao longo de 30 anos.
Vale destacar que o Sistema Viário do Oeste inclui ainda a implantação dos acessos à ponte em Salvador por meio de túneis e viadutos, em Vera Cruz com a ligação à BA-001, juntamente com uma nova rodovia expressa, e a interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada.
Expectativa em relação ao início das obras da Ponte Salvador-Itaparica
No mês de setembro de 2023, a imprensa nacional colocou como expectativa o início da etapa de sondagem desta que será a maior ponte da América Latina, a Ponte Salvador-Itaparica, em até 3 meses. Isso também foi afirmado pelo governador Jerônimo Rodrigues.
A sondagem vai contribuir para levantar informações cruciais para a execução do projeto executivo, como a profundidade de pilares, o custo da obra e a definição final das ações necessárias. Só que isso ainda vai depender justamente da conclusão das negociações de financiamento, como a aprovação do pedido de crédito pelo Estado da Bahia por órgãos federais como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGN). Isso, infelizmente, acabou sendo afetado pela pandemia. Mas parece que esses atrasos já estão sendo superados.
Por Engenharia 360