DestaqueNotíciasPolíticaSaúde

Maternidade Frei Justo Venture aposta em informação para alertar sobre o câncer de mama

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam que, no Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Na Bahia, os números também assustam. O estado tem uma taxa estimada de 43,28 casos para cada 100 mil mulheres.
Como estratégia de disseminar a importância de um diagnóstico precoce, a Maternidade Frei Justo Venture, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, tem investido na educação como principal ferramenta. Dando início as comemorações do Outubro Rosa, mês destinado a alertar as mulheres sobre a importância de ser manter hábitos saudáveis e acompanhamento médico regular para viabilizar o diagnóstico precoce do câncer de mama, a unidade realizou uma série de atividades educativas para preparar e capacitar a equipe.
 “Apostamos nas palestras informativas para nossa equipe multidisciplinar que atua diretamente com nossas pacientes. Apesar de ser uma doença prevenível, o câncer de mama, quando diagnosticado na fase inicial, apresenta grandes chances de cura”, explica a coordenadora assistencial da Frei Justo, Bianca Ariani. O evento contou ainda com um momento de lazer e descontração com música ao vivo e distribuição de brindes.
Cuidado de referência
A Maternidade Frei Justo Venture é referência no atendimento para 11 municípios da região da Chapada Diamantina, oferecendo tratamento humanizado para gestantes de alto risco e risco habitual. A unidade conta com 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional. Além disso, o espaço também conta com serviços de urgência e emergência, exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo