DestaqueEntretenimentoNotíciasPolíticaTrânsito
Salvador vai sediar congresso internacional para discutir trânsito
O evento acontece nos dias 26 e 27 de outubro, das 8 às 17h no Centro de Cultura Cristã (CECBA), no Costa Azul
Foto: Romildo de Jesus
Com o tema central “Traffic And Life: Segurança e Sustentabilidade”, com base nas tecnologias emergentes e no comprometimento mundial, Salvador vai sediar o 12° Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida – 8° Internacional, organizado pela Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran), nos dias 26 e 27 de outubro, das 8 às 17h no Centro de Cultura Cristã (CECBA), localizado no Costa Azul.
Serão 15 palestrantes que dividirão o púlpito em dois dias de evento para discutir melhorias no trânsito do País e levar propostas para o governo municipal, estadual e federal. Entre os debatedores, estão o promotor de justiça do estado de São Paulo, Cássio Honorato; o senador Fabiano Contarato (PT); David Duarte, pós-doutor em segurança de trânsito e ex-coordenador do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); o presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Antônio Meira; o Diretor Geral do Dentran Bahia, Rodrigo Pimentel e mais outros especialistas em trânsito que darão contribuições significativas à melhoria do tráfego nas vias do País.
Dentre os assuntos abordados nesta edição 2023 do Congresso Trânsito e Vida, o tema de relevância é a mudança da expressão “acidente de trânsito” para sinistro de trânsito”. Durante o congresso de 2019, foi discutido entre os especialistas a solicitação da mudança do termo acidente que dá uma conotação de perdão. Isso significa que um motorista embreagado que provoca um acidente, tem um álibi de perdão, o que não é o caso.
A mudança aconteceu a partir da Lei 14599, de junho de 2023, cumprindo uma determinação da comunidade científica a partir das normas da ABNT, que combate na expressão uma falsa noção de perdão. Para o promotor de justiça, Cássio Honorato, *a expressão acidente entende-se como algo inevitável que não vai ter responsabilidade.
Durante o evento, haverá uma mesa de debates com o tema ”A Interpretação dos Crimes de Trânsito Pelos Tribunais Brasileiros”, além de um espaço democrático aberto aos congressistas para apresentação dos trabalhos científicos e profissionais dando possibilidade aos interessados a apresentarem seus projetos.
Uma peça de teatro vai ser encenada no segundo dia de congresso onde o presidente do Instituto Trânsito pela Vida, Adilson Pereira, vai abordar em seu texto, com o tema ”Escolhas”, quais escolhas fazemos no trânsito. A história fala de um homem que sofreu um sinistro de trânsito e ficou na condição de cadeirante. Discute a má conduta de motoristas que levam a matar vidas ao volante.
(Tribuna da Bahia)