
Na manhã desta segunda-feira, 16, os moradores de Cruz das Almas foram surpreendidos com a realização de uma megaoperação da Polícia Militar. A ação, que foi batizada de Operação Areal em Paz, ocorre no bairro do Areal e conta com, aproximadamente, 130 policiais, 31 viaturas, motocicletas, drones, cães farejadores e um helicóptero. O intuito, de acordo com a PM, é de combater o tráfico de drogas no município.
A operação é uma conjunção de forças de nove unidades da Polícia Militar da Bahia. São elas: a 27ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o 14° Batalhão de Polícia Militar (BPM), a Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Recôncavo, a Comando do Policiamento Militar Especializado (CPME), o Comando de Policiamento Regional (CPR), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/Litoral Norte, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar.
Tiroteio
De acordo com informações oficiais da PM, a incursão recebeu denúncias de que um indivíduo estaria portando arma de fogo e comercializando drogas no Areal. As equipes foram deslocadas ao local e cercaram o suspeito em um imóvel.
Dentro da residência houve uma troca de tiros, na qual o indivíduo foi morto.
No imóvel foram encontrados uma pistola 9mm; dois carregadores, sendo um destes alongado; quatro munições intactas; 124 trouxas de uma substância esverdeada análoga à maconha; 100 pinos contendo uma substância análoga à cocaína; um celular; uma balança; um rádio comunicador; um blusão camuflado e um caderno de anotações do tráfico.
Continuação
Em entrevista à rádios locais, o Comandante da 27ª CIPM, Alexandro Alexandre, assegurou que a operação continuará por tempo indeterminado. Até o momento, esconderijos de armas e drogas foram identificados em uma região de mata no bairro do Areal. Não houve registros de prisões.