
Um evento importante e aberto a todos os públicos acontecerá na Associação de moradores da Comunidade Vila Guaxinim em Cruz das Almas, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Assim, o VII Diálogos Quilombola da Vila Guaxinim e VI Diálogos de Povos e Comunidades Tradicionais do Município de Cruz das Almas será realizado sob o tema “Políticas públicas: saúde, educação, segurança alimentar, terra e território – não é favor, é direito de todos”.
O objetivo central do evento é construir diálogos e parcerias para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades tradicionais, abrangendo segmentos como quilombolas, povo de terreiro, povo cigano, samba e capoeira. O encontro visa também promover políticas públicas de promoção da igualdade racial e combate à intolerância religiosa.
Durante as atividades, serão disponibilizados espaços culturais e educativos, incentivando práticas que valorizem a cultura ancestral. Destaca-se que o evento é respaldado pelo Projeto de Lei 215, de autoria do Vereador Ricardo Pinheiro, aprovado pela Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, no qual, os Diálogos Quilombolas da Vila Guaxinim e da Baixa da Linha foi reconhecido como Patrimônio do Município. Realizado junto com o Diálogos de Povos e Comunidades Tradicionais de Cruz Das Almas, o evento tem o objetivo de criar um espaço que discute políticas públicas e promova a igualdade racial.
A Associação da Vila Guaxinim convida a comunidade a prestigiar o evento, ressaltando que será realizada uma arrecadação de 1 kg de alimento para contribuir com o Natal das famílias locais.
O evento contará com a presença de representantes de diversos segmentos do poder público municipal e estadual, professores e alunos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Faculdade Brasileira do Recôncavo (FBBR), grupos culturais, além de representações quilombolas e de povos e comunidades tradicionais.

Segue a programação:
30/11 – quinta-feira
9:00 – Momento cultural
9:40 – Mística
10:00 – Autonomia e desenvolvimento nos quilombos de Cruz das Almas e desafios das comunidades tradicionais
12:20 – Almoço
Roda de Samba
14:00 – Lançamento do livro “Histórias da Casa Verde: Cor, Cárcere e Liberdade” do nosso parceiro e Professor Dr. Franklin Peixinho e roda de conversa: a Juventude quer viver com dignidade
16:00 – Apresentação Cultural
18:30 – Mulheres: Empreendedorismo e Autonomia das Mulheres Quilombolas
01/12 – sexta-feira
8:45 – Vamos falar de saúde e cuidado da população negra
Momento Cultural
10:45 – Formação para cozinha
12:00 – Almoço
14:00 – Educação EJA – Educação de Jovens e Adultos – Vamos diminuir o analfabetismo na comunidade;
Momento cultural.
A programação completa estará disponível a partir de terça-feira (28) no perfil do
Instagram da Vila Guaxinim @vila_guaxinim.