
O mês de junho chegou e com ele vem aquele clima que transforma o Nordeste do país. A população já fica na expectativa das grandes festas, comidas típicas, forró, fogos, fogueira. Pode-se dizer que esta é a época mais amada pelos nordestinos.
Em Cruz das Almas não é diferente. Para além dos habitantes da cidade que amam a festa, muitos turistas são atraídos por conta dos festejos. Não à toa, levantamentos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), de Cruz das Almas, dão conta de que a média da taxa de ocupação hoteleira já está em 91,25%, contudo, alguns hotéis encontram-se com 100% das vagas reservadas. E a expectativa é que até as datas da festa essa ocupação total chegue a 100%.
A espera não é só por parte da população e dos turistas que curtem o período junino. Os comerciantes também aguardam o mês de junho com uma positividade enorme, afinal de contas, essa é uma das épocas responsáveis por alavancar as vendas e aquecer o setor.
Além do Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais, o São João integra a lista das festividades mais proveitosas para o comércio cruzalmense, afirma um dos diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cruz das Almas, o empresário Umberto Antônio.
“Nós temos algumas datas importantes, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, e a outra data mais importante para o comércio é o Natal. (…). Mas a expectativa maior é da festa do interior, das pessoas que se confraternizam no São João. (…). Esperamos que a gente tenha um aumento maior ainda, devido ao nome e à proporção que se tornou do São João de Cruz das Almas, a nível regional, estadual e, posso dizer, até nacional”, disse Umberto.
O presidente da CDL, Martinho Vitório, comentou que todas as áreas do comércio possuem uma maior movimentação à medida em que vai se aproximando o São João. Mas, nos dias da festa, o ramo de supermercados tem um aumento ainda mais considerável. “Lógico que no período mesmo do São João, nas vésperas e no dia do São João, o que mais tem movimento, o que mais movimenta comidas e bebidas é o ramo de supermercados”, informa Martinho.
Umberto afirma ainda que há uma projeção de crescimento de até mais de 30% ou 40% das vendas em relação ao ano passado. Segundo ele, o público flutuante (turistas) ajuda a impulsionar esse número nas vendas.
Compras e premiações
Para incentivar as vendas nesse período, a CDL realiza sorteio de prêmios para pessoas que compram em lojas que participam da campanha São João Atraente. Neste ano, serão premiados duas motos 0km, R$ 5 mil em prêmio na conta, 5 vales de R$ 1 mil (cada) e mais três televisores de 42 polegadas. Para participar, é necessário realizar uma compra no valor de R$ 50 nas lojas que aderiram à campanha.
Geração de empregos
Uma pesquisa realizada pela Seplan de Cruz das Almas mostra que foram gerados, no período junino de 2023, mais de 6 mil contratações informais, além de mais de 1500 empregos temporários. Estes números devem se repetir agora em 2024. Em conversa com o secretário da pasta, Alessandro Moraes, a produção do Bahia Recôncavo obteve dados referentes ao retorno que houve na economia municipal com o São João em 2023. Segundo o secretário, o período junino do ano passado, “movimentou mais de R$ 40 milhões na economia do município”. Para esse ano, Alessandro fala que deve haver um aumento de mais de 20% nesse retorno em relação ao ano passado.
Por Emerson Gesteira