
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (MDB), mais conhecido como Marão, foi alvo de buscas da Polícia Federal (PF), na manhã desta quinta-feira (26). A operação investiga supostos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e desvio de recursos.
Além do prefeito, os policiais também fazem buscas contra Bento Lima (PSD), candidato a prefeito de Ilhéus com apoio de Marão e ex-secretário de Gestão da cidade. Também são alvos da operação, o ex-procurador geral do município Jefferson Domingues, outras duas pessoas e duas empresas.
Segundo os investigadores, com base em uma colaboração premiada derivada de uma outra operação da PF, Mário Alexandre seria o responsável por chefiar uma organização criminosa que negociava propina com empresários em troca da prestação de serviços por empresas à prefeitura. Bento Lima seria o braço-direito nas negociações.
Na casa de um dos investigados, a PF encontrou mais de R$ 700 mil em espécie. A Justiça também determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal dos investigados.
Os investigados deverão responder pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, organização criminosa, fraude em licitação ou contrato e frustração do caráter competitivo da licitação.
A operação batizada de Barganha, cumpre mandados na cidade de Ilhéus, Salvador, Lauro de Freitas, Itabuna e Vitória da Conquista.
Por Emerson Gesteira