O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro usaram suas redes sociais, nesta quarta-feira (6), para parabenizar o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Através de uma publicação no X, antigo Twitter, Lula afirmou que a democracia é a voz do povo e deve ser respeitada. O presidente ainda desejou sorte e sucesso ao novo governo de Trump.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu o presidente.
Em entrevista a uma emissora francesa no dia 1º de novembro, Lula declarou apoio a Kamala Harris na corrida presidencial pela Casa Branca.
“Eu acho que a Kamala ganhando as eleições é muito mais seguro de a gente fortalecer a democracia nos Estados Unidos. É muito mais seguro. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, ou seja, fazendo aquele ataque ao Capitólio”, disse.
O ex-presidente Bolsonaro, celebrou a eleição de Trump ainda antes da confirmação da vitória. A CNN Brasil revelou que durante a madrugada, ele enviou uma mensagem em um grupo de Whatsapp com aliados comemorando. Mais tarde, Bolsonaro encaminhou, uma outra mensagem parabenizando Trump.
“Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica que marca não apenas seu retorno à Casa Branca, mas também o triunfo da vontade popular sobre os desígnios arrogantes de alguns poucos que desprezam nossos valores, nossas crenças e nossas tradições”, escreveu o ex-presidente.
Ainda na mensagem, Bolsonaro acrescentou “Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho. Que nossos compatriotas vejam neste exemplo a força para jamais se dobrarem, para erguerem-se com honra, seguindo o exemplo daqueles que nunca se deixam vencer pelas adversidades”.