DestaqueNotíciasRegiãoTrânsito

Descarte irregular de lixo leva animais e mau cheiro à Ladeira da Chapadinha

Restos de móveis, lixo doméstico, carcaças de animais, material orgânico e presença de dezenas de urubus. Assim é o cenário de parte da Ladeira da Chapadinha, localizada na BA-496, que separa o bairro da Chapadinha e as comunidades rurais do Cadete, Tintureiro e Combê. A cena é causada pelo descarte irregular e criminoso dos materiais no local.

A Ladeira da Chapadinha é parte importante da BA-496 e é ponto de divisão entre as áreas rural e urbana de Cruz das Almas. Lá também está localizada a Estação de Tratamento de Água e Esgoto da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Pelo local transitam pessoas e cargas, não só de Cruz das Almas, mas de municípios circunvizinhos como São Felipe, São Félix e Maragojipe, compondo a tradicional Rota do Inhame.

A movimentação frequente de veículos e pessoas não impede o descarte de diversos tipos de lixo na região, que já ocorre há anos. No entanto, essa prática tem sido intensificada nos últimos meses.

Na manhã desta sexta-feira, 6, por exemplo, havia partes de pisos, gesso, garrafas, ossos de bovinos, restos de cadeiras e cômoda, além de sacos com partes de peixes. Este último atraiu dezenas de urubus que tomaram toda a via.

Os animais foram ao local devido ao intenso mau cheiro que pode ser sentido até centenas de metros além da região de descarte.

De acordo com a Lei n° 9.605/1998, chamada de Lei de Crimes Ambientais, descartar lixo em local irregular é considerado crime ambiental e pode acarretar em multa, detenção ou reclusão. As punições se aplicam a pessoas e a empresas.

Denuncie

Para denunciar um crime ambiental, você pode ligar para o Linha Verde através do número 0800-618080 ou para o Disque-Denúncia através do 181.

Caso seja uma situação emergencial, ligue para a Polícia Militar no número 190.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo